Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

CALEIDOSCÓPIO UMA VISÃO DA EDUCAÇÃO

CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS- CALEIDOSCÓPIO

A visão do texto Caleidoscópio de Carmem Rangel, se utiliza de um instrumento simples, para falar da construção dos conceitos, através de uma visão ampla e aberta, esclarecendo e demonstrando coisas que antes era vista com conceitos. Sendo assim, concluiu-se, que a autora do texto vem deixar uma grande contribuição para a educação e para a sociedade, nos ensinando a pensar com criatividade.
A figura do caleidoscópio, utilizado pela autora para conceituar o instrumento que faz uma comparação com as pessoas, nos mostra que a cada olhar dentro do caleidoscópio, temos uma figura nova, que comparado com as pessoas, tem-se a cada contato com o outro, uma visão de maneira diferente, ou seja, daquilo que é experimentado e aprendido com visões diferentes.
  Não podemos confundir que a partir da hora que se memorizar algo se tem um conceito, uma forma sobre aquilo em questão. Pois, quando memorizamos, não estamos aprendendo, mas sim decorando. Para desenvolver a técnica de aprendizado e necessário que formulemos conceitos sobre determinado assunto.
Infelizmente, muitas pessoas pensam inversamente sobre o assunto, acreditam que o processo de conceito seja primeiramente generalizar e em segundo discriminam. Esses pensamentos estão equivocados, pois se pensarmos na vida como um Caleidoscópio, poderemos ir muito além do que pensamos e imaginamos, poderemos  ver a possibilidade das mudanças ao nosso redor basta que pensemos que na vida, nem sempre as coisas são o que parecem ser, e se olharmos de diferentes ângulos, poderemos  enxergar algo de novo, poderemos  ver a possibilidade de mudanças ao nosso redor.
Assim temos que fazer com nossos jovens, que às vezes por estarem desacreditados com a vida que levam, se desestimulam a estudar, a ir em frente, mas se fizermos eles enxergarem essa situação como um Caleidoscópio, poderemos mostrar para eles, que eles tendem a mudar seus pensamentos, olhando as coisas, de diferentes perspectivas, juntando o velho com o novo, estando assim, disposto  a mudar tudo que a possibilidade lhe apresenta.
Assim estou aqui, como um Caleidoscópio, estou me exercitando, me despreendendo, me liberando dos conceitos antigos e buscando, preparando-me para ver e aceitar qualquer nova imagem que surja, a partir de combinações de vários conceitos, que podem ser vistos e vivenciados por vários ângulos. Estou buscando os atuais conceitos, para encontrar uma nova resposta, sabendo que hoje busco meus conceitos, primeiro discriminado os fatos e depois generalizado para de conhecimentos sólido daquilo que foi transmitir e aprendido, pois possuo um conceito formado e consolidado, que esta preparada para ser adapta e a incorpora novas idéias e conceitos que seja transmitido e aprendidos.






Simplício Cotrim de Alencar
Simplício Cotrim
Enviado por Simplício Cotrim em 12/11/2010
Código do texto: T2611797
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Simplício Cotrim
Itaboraí - Rio de Janeiro - Brasil, 34 anos
51 textos (2332 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 26/10/14 04:57)



Rádio Poética