João Heemann os Judeus e os Afro Americanos

João Heemann , meu pai , alemão , era exímio médico.Cirurgião geral , obstetra ,Clínico Geral e Ginecologista.

Rapidíssimo no diagnóstico , era chamado para situações de emergência pelos figurões de Porto Alegre.Trabalhava de forma solitária ,não almejava a fama mas sim , trabalhar ótimamente.

Detestava o erro médico , no que era severo por demasia , acho eu , e era o primeiro a se aprontar para o resolver.

Dois judeus,dos quais não lembro o nome( e não poria se soubesse por ética médica , ou porque os poderia desagradar), foram muito importantes para ele.

Nunca foi racista,nem com judeus nem com afroamericanos ,

estes ,sempre muito bem tratados em nossa casa.Quero dizer que há quarenta anos atrás ,em nossa residência , já eram respeitados como agora em New York , Europa ,etc.

O primeiro destes judeus era um colega que tinha consultório próximo ao seu e lhe encaminhava muito serviço.Mas meu pai era extremamente generoso e retribuiu este favor ensinando toda a ginecologia ,a plástica de vagina e ,finalmente ,a cirurgia , para outro judeu ,recém formado, que veio de São Joaquim para Porto Alegre.

Assim era meu pai , médico , sem preconceitos , e generoso.

Havia uma verdadeira e sólida amizade entre os judeus ,afro americanos e meu pai que,da mesma forma que detestava o erro médico , detestava o racismo.

Por identificação com ele ,me tornei médica e também não tolero o racismo,somente os maus amigos ,independentemente de sua raça.

Suzana da Cunha Heemann
Enviado por Suzana da Cunha Heemann em 04/01/2011
Reeditado em 31/01/2011
Código do texto: T2708559
Classificação de conteúdo: seguro