Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto
Um pensamento de Hermann Hessa

"O homem que vejo cheio de temor, esperança, ansiedade, propósitos, exigências, não é homem; é apenas um  embaçado espelho da minha vontade.  Eu o olho, fazendo-me, consciente ou inconscientemente,  essas angustiosas e desnorteantes perguntas:

“Será que respeita? Posso acaso pedir-lhe dinheiro emprestado?  Entenderá ele de arte?”. Com milhares de perguntas desse tipo olhamos a maioria  dos homens com que lidamos.

E tem-nos na conta de psicólogos e conhecedores  da humanidade, quando, vendo-os através de sua aparência externa, de seu aspecto, de seu comportamento, logramos explicar aquilo que ou serve ao nosso propósito ou a ele se opõe. Mas essa é uma visão demasiado estreita. E, nesse tipo de psicologia, o lavrador, mascate,  o rábula é superior á maioria dos políticos letrados".

Hermann Hesse
Enviado por SBernardelli em 30/10/2006
Reeditado em 02/11/2012
Código do texto: T277197
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
SBernardelli
Caraguatatuba - São Paulo - Brasil
912 textos (289762 leituras)
25 e-livros (11513 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/12/16 00:41)
SBernardelli