Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Provas

"Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é possível fazer sentido. Eu não: quero é uma verdade inventada." Clarice Lispector

Quando alguém nos pede para provarmos alguma coisa, ou até mesmo nossa existência, qual nossa resposta? Eu já dei várias, mas da última vez que me pediram uma prova de minha existência e se eu era eu mesmo foi mais ou menos assim que respondi (já adianto que me inspirei nas palavras de Clarice): “Provar? Não sei se provas existem... Provas são resultado de uma realidade. Porém, se sou adepta de verdades inventadas, chego à conclusão de que toda prova é, na realidade, o resultado de verdades inventadas, meias verdades e verdades verdadeiras... Portanto, creio não ser possível provar coisa alguma, excetuando-se a remota possibilidade da prova de nossa existência (remota porque eu existo pra você e pra mim, mas e para o outro? Poderia ser meu interlocutor um esquizofrênico?). Provarei que eu sou eu, ou que eu existo, na medida em que nossas verdades (inventadas ou não) forem construídas.”

Falando sobre verdade, existência, provas... Você já parou para pensar que a sua realidade pode ser inventada? E mais, qual você prefere: viver na limitação do que é possível fazer sentido, ou construir verdades inventadas e levar a sua vida da forma como bem entender?



Sampa, em um dia de divagações e questionamentos, 22 de Novembro de 2006.
Bruna Pattiê
Enviado por Bruna Pattiê em 22/11/2006
Reeditado em 03/08/2007
Código do texto: T298026

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Cite o nome da autora - Bruna Pattiê). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Bruna Pattiê
São Paulo - São Paulo - Brasil, 34 anos
150 textos (12758 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 07/12/16 08:38)
Bruna Pattiê