Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

gramática vs linguística.

gramatica vs linguistica.

Caros amigos do português bem elucidado. Venho aki para dizê umas coisa. Estou de acordo com o preceito do bom português, gramaticalmente correto. Mas peralá, vamos colocá em pratos limpos esse lance de portugues correto eh coisa de nego elite.

Dizer que uma pessoa analfabeta nâo possui o domínio do português é um erro grosseiro. Já que ela se comunica de forma clara e direta, sendo entendida por todos ao seu redor.

A gramática só nos serve para casos em que temos que escrever, formalmente, documentos e demais tipos de coisas sérias.

Fora disso, diariamente, aplicamos nosso preconceito linguístico de forma exacerbada. O que dizer quando vemos no passado formas escritas e ditas como, por exemplo "Blanco" virar "Branco" atualmente, e do mesmo jeito dezenas de outras palavras se reduzirem do mesmo jeito, e mesmo assim, quando na flexão vocal do encontro consonantal com o "l" nós ainda caçoamos das pessoas que falam, probrema, craro, e demais palavras com encontros parecidos.

Falar português certo é aquele em que se faz ser entendido e não aquele que aplica construções de acordo com a gramática vigente. Esse é um dos maiores preconceitos que podemos praticar.

Veja por exemplo, carioca falando titia, sai mais como tchitchia do que outra coisa. e quando um bahiano fala titia com a pronúncia seca, ele é o estranho!

Temos que terminar com esse tipo de coisa e valorizar mais o português dinâmico e mutante que acontece diariamente e não um português arcaico e paleontólogo como o defendido pelo Pascoale.

Abraços galera!
leandroDiniz
Enviado por leandroDiniz em 09/07/2005
Código do texto: T32410
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
leandroDiniz
Niterói - Rio de Janeiro - Brasil, 34 anos
260 textos (273055 leituras)
3 e-livros (430 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 07/12/16 08:37)
leandroDiniz