QUEM DENUNCIA, O CORAÇÃO OU A CARA? ( Se eu estivesse no seu lugar seria igual a você)

A fisionomia das pessoas é compatível com os seus sentimentos, é possível prever o comportamento de uma pessoa, testando outra que se parece muito com ela e vive exatamente nas mesmas circunstâncias. Os gêmeos são parecidos mentalmente, pois usam os mesmos argumentos para se protegerem! Senão o meio não seria tão determinista no moldar o homem. Se a experiência é a mesma, os iguais se protegem no mesmo contexto. É fácil saber quem é marido e mulher, de trinta anos de casados, em uma reunião de parentes, os gostos os denunciam. E você vai ainda insistir em afirmar que quem vê cara não vê coração! Eu prefiro crer que a boca fala do que o coração está cheio.

Assim, ter o mesmo nome contribui para se ter semelhantes traços de caráter. E você sabe o significado de seu nome e conhece outras pessoas que têm o nome igual ao seu? Quem é você e quem são elas? Toda Juliana é aquela que pertence a Júlio e aos seus pecados.

começa o ano letivo, os bons alunos têm semelhantes aspectos físicos e psicológicos, são muito parecidos, nomes parecidos, esses se comportam, em sala, mais ou menos parecidos. É incrível quando chega um aluno novato por volta do segundo bimestre, quando as turmas já estão formadas, ele se imana exatamente com os de mesma índole, então tudo se parece: comportamento, respeito, objetivos. Portanto, assim fica fácil de distingui-lo, pois já conhecemos o grupo que o convidou, os iguais se protegem mesmo! Não é à toa que o dito popular tem validade: "Mostra-me com quem andas que direi quem tu és".

Os pais de alunos mal-educados, por via das regras, são "barraqueiros". Tenho uma aluna que só fala gritando, furadeira de fila, sempre briga para repetir o lanche, denuncia todo mundo, quer ter razão em tudo pela força,

"puxa o saco" dos professores, joga um contra os outros, é desalinhada em tudo. Neguei dar-lhe uma prova porque faltou no dia marcado, então a mãe veio à escola, foi à minha sala e entrou sem pedir licença, e me ameaçou de meter a mão em minha cara. Sem conhecer seu coração, sua cara me profetizava um comportamento agressivo. Para quem souber ler, um risco é palavra: é a fiel linguagem corporal. O analfabetismo sustenta a escola, por isso ela não tem interesse para erradicá-lo.