O ALTIVO DOM DA SABEDORIA...

O que é a sabedoria?...

É, a capacidade de erudição?

Ou, a Divina filosofia?

Ou, ainda; a faculdade da intelecto-instrução?...

É o acúmulo do conhecimento...

É, a dádiva do saber!...

A gloriosa capacidade de absorver e aprender

É o raciocínio lógico do entendimento...

Ah! Majestosa sapiência...

És, fruto do mero esforço? Pela cultura...

Ou, competência de sorver a ciência?...

...E todas as artes... principalmente a literatura!

É o estudo sistemático e singular

E o, empenho para evoluir e construir o ser intelectual

Ou, resultado, da Alma em harmonia? Casual...

É a disciplina, com o fito da ignorância, aniquilar!...

"Quem é sábio procura aprender..

...Mas os tolos estão satisfeito com a sua própria ignorância"

Palavras do sábio dos sábios... O Rei Salomão! Que nunca parou de estudar e ler...

Monarca bíblico e místico, detentor de riquezas e sabedoria em abundância!

Dizem, que foi o homem mais rico de todos os tempos! Seu reinado, tem como símbolo o ouro!

Mas, afirmo, que sua principal fortuna, é sua sabedoria imensurável

Portanto, também acumulava o título de o homem mais sábio... e invejável...

Até hoje, nações... procuram incessantemente, por seu opulento tesouro!

Alguns afirmam; que sua sabedoria, conseguia até subjugar as forças da natureza!...

Shlomô, Sulayaman, ou Suleiman; derivado de Shalom, és o eterno Salomão

Do significado de paz, e pacífico; esse rei soube governar seu povo com a razão!

Sua prosperidade, era constante; assim como seu reinado sem guerras... foi, uma era de grande nobreza!

Sua inteligência, era tão notória, que muitos o tomaram por profeta!

"Salomão, o Rei de maior sabedoria, entre todos os reis..." da humanidade!

Salomão, o Mago dos feitos incríveis... deixou grande admiração, à posteridade

E será sempre motivo de especulações, por parte do seguimento exegeta!

Salomão abominava o Obscurantismo, embutido no seio de seu povo

Mas acreditava, que a sabedoria nunca deveria pertencer ao rol do ser profano...

Sua sabedoria, é sua fé... em acreditar, na obtenção de qualquer conhecimento novo...

"Ser sábio, é poder contribuir para a evolução moral do ser humano!"

Na passagem da história do Bebê com duas mães; Salomão demonstrou sua sagacidade...

Para ele não existia dúvidas... pois, "conhecia todos os segredos da humanidade..."

Seu exemplo de sabedoria especial, deve ser seguido e aprimorado pelas gerações vindouras...

Pois, ser sábio é se esforçar para a auto-evolução pela capacidade gentil e humilde do respeito e educação, em prol das eras futuras...

Sábios... pela história, observamos os sábios espirituais e mestres da Índia

Os Druidas, sacerdotes e conselheiros dos celtas... bem como, os filósofos gregos

...E os grandes líderes Hebreus... e os demais, sábios contemporâneos, vistos hoje em dia...

O perfil do sábio, é a parcimônia, o controle e a prudência; contrária dos homens sôfregos...

O sábio bebe e respira a fonte da sabedoria... depois, exala-a sobre o ar nebuloso da ignorância nefasta da insipiência

Ora! A sabedoria, é o templo de ascensão do mero mortal ao divino saber...

É a evolução, da humanidade na senda sagrada e honrosa... é a agradável capacidade, de a vida compreender!...

Ser sábio, é ter a sabedoria da sabedoria... e vislumbrar a refulgência da gloriosa e bondosa, justiça com consciência...

Hernandes Leão
Enviado por Hernandes Leão em 18/11/2011
Reeditado em 18/11/2011
Código do texto: T3342208