IRONICAMENTE, QUEM AMA PROTEGE ("Você ama, e ironicamente se machuca." — Emerson Mollin)

Ironicamente, a função primordial dos bibliotecários das escolas públicas é proteger os livros dos alunos. Protegem o livro do desgaste, e o aluno fica isento do hábito de ler! Antidesgastante mesmo é quando o aluno ganha seu livro didático e o devolve novinho no final do ano letivo: os intocáveis, como dizem eles.

Ironicamente, a função primordial dos coordenadores pedagógicos é proteger os alunos dos professores. Disciplinam os professores pelos seus erros e orientam os alunos de forma a mantê-los invisíveis à inspeção: Assim perdura a zona de conforto para todo mundo.

Ironicamente, a função primordial dos professores é proteger um aluno do outro, separar brigas. Se preparam um bom plano de aula, jamais conseguem executá-lo, gastam todo tempo, repreendendo alunos, e depois de forma alguma lhes sobra tempo para se prepararem nas artes marciais. Mas, como dizem: "violência gera violência"; nesse caso não, é em nome da paz.

Ironicamente, a função primordial da gestora escolar é proteger a escola da comunidade. Roubam tudo, incendeiam os arquivos! Mas, as salas de aula superlotadas ainda não bastam! Promove festas a eles nas datas cívicas. Assim, acolhe os vândalos, sem uma seleção rígida em nome da qualidade, ou para as estatísticas bonitas, ou ainda nem tem autonomia.

Ironicamente, a função primordial das zeladoras é proteger o chão limpo dos pés sujos. Porém, o que elas farão se ninguém entrar ali? Graças a sujeira da terra o sistema funciona bem. É como o pássaro comendo pedras para excitar a sua moela, fazendo-a funcionar bem. Querendo só os nutrientes do que já comeu.

Ironicamente, a função primordial das merendeiras é proteger o lanche dos alunos. Nunca quer que eles desperdicem-no, então praticam um cardápio tragável só por quem tem muita fome, mesmo! Assim a verba cobre a cota do dia sem maiores problemas, afinal, o lanche na escola não é para o prazer da gula, é básico.

Ironicamente, a função primordial dos alunos é proteger os seus direitos de seus deveres. Assim usufruem de todos os benefícios sem pagar nada.

Achei minha função primordial como cronista da escola, é proteger meus leitores da pureza e da inocência. Por isso, divulgo os erros ao meu redor para inclui-los na turba dos justiceiros sociais. TALVEZ AJUDE ALGUÉM, SENÃO, PELO MENOS, PARA DIZER COMO nunca FAZER, COMO jamais SER E COMO NÃO APRENDER. AFINAL, NINGUÉM PODE me IMPEDIR contar O QUE ACONTECEU COMIGO, APENAS TENHA CUIDADO PARA de jeito nenhum TROPEÇAR NAS COVAS PROFUNDAS DE MINHAS "PISADAS". Ou, AINDA, apenas para fazer distinção entre o bem e o mal.

Sobretudo, a função primordial da vida é proteger-se da morte e não consegue, tudo morre! Porque tudo na vida é problema. A educação é só mais um grande problema a ser resolvido.

Cada um tem o seu papel, por tempo limitado, nessa blindagem descomunal.