Trabalhos de Sísifo (reeditado pelo meu dia de hoje)

Tento parar de escrever e minhas mãos protestam e se revoltam contra minha atitude insana e provocante. Continuo a peleja me achando catadora de letras e sonhos.

Fico séria, troco o sorriso por lágrimas, acabo fabricando um rio pelo qual navego alegre e feliz ao encontro de letras que eu mesma joguei fora.

Fico brava e reclamo aí tudo se transforma e meu sorriso teima em dizer que nasci pra ser palhaço.

Vou ao fundo do fundo do poço tentar me afogar nas mágoas que eu mesma provoquei e lá encontro um reflexo que me diz que sou pequena demais pra morrer em tão grande buraco. Volto e me refaço com a mesma força que entrei.

Digo não ao amor, não ao encanto e não a ternura, me quero sombria e nessa sombra a imagem de meu corpo fica tão engraçada que caio na risada e me desfaço inteira em sorrisos.

Quero ser insensível e deserta ao mesmo tempo em que meu corpo paira e baila no ar e o vento me enlouquece trazendo a brisa do mar, respiro e volto a sentir.

"Sim, e eu vi Sísifo em violento tormento, procurando subir uma pedra monstruosa com suas duas mãos."

Homero, Odisséia

A história de Sísifo foi narrada em drama pelos três grandes escritores de tragédia da Ática: Ésquilo, Sófocles e Euripedes.

PS: Se meu dia parece cinza é porque ainda contei meus açoites.

Ana Maria de Moraes Carvalho
Enviado por Ana Maria de Moraes Carvalho em 13/09/2013
Código do texto: T4479945
Classificação de conteúdo: seguro