HERÓIS OU COVARDES?

De acordo com um filósofo ateu chamado Jean-Paul Sartre, ninguém nasce covarde nem herói. O homem se faz herói tanto quanto se faz covarde. O covarde é responsável por sua covardia.

São palavras muito fortes desse filósofo francês do século XX. Ele deseja mostrar que somos responsáveis por aquilo que somos. Ninguém pode decidir por nós. Ninguém pode viver a nossa vida. O homem nada mais é do que aquilo que ele faz de si mesmo. A nossa vida é feita de escolhas. Somos o que escolhemos ser.

Esse modo de interpretar o ser humano se encontra em um dos livros desse grande pensador existencialista. O livro é este: "O existencialismo é um humanismo". Essa obra foi escrita para responder às críticas que foram feitas à sua filosofia.

Mesmo Sartre sendo ateu, sua filosofia pode nos ajudar a assumir o controle da nossa vida. Ler a obra supracitada é uma forma de se enxergar construtor da própria história. Segundo esse francês, "o homem é condenado a ser livre". Condenado porque não se criou; e livre porque, tendo nascido, é responsável por tudo o que faz. O homem não pode deixar de escolher. Tudo o que se faz é uma escolha; é um ato de liberdade.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 30/05/2015
Reeditado em 30/05/2015
Código do texto: T5260264
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.