"Entenda a Angustia".

Muito se fala sobre a angustia ou ansiedade.Muito rivotril tem sido usado cotidianamente pelo homem.Freud, em Inibiçao,Sintoma e Angustia explorou o tema,bem como Melanie Kein quando se refere as ansiedades persecutorias e depressivas.Finalmente, sao inumeros e diversos os pontos de vista na literatura psicanalitica.Nao vou duscuti los, sob pena de nos perdermos em teorias e acabarmos em uma ruminaçao obssessiva sobre o tema que,ao inves de nos ajudar em sua compreensao, vai nos acarretar um falso ou complicado entendimento do tema.

Em minha experiencia de trinta e cinco anos de pratica clinica em psicanalise e psiquiatria, entendo a angustia como uma energia vital e, neste sentido,util e necessaria ao ego, pois age como um fator propulsor para que ele se desenvolva.Este aspecto da angustia vital e derivada do instinto de vida, e' necessaria ao bom desenvolvimento do ego, portanto e' positiva. Ha', entretanto, a angustia geradora de neuroses,somatizaçoes e doenças no homem.Este aspecto da angustia tem seu cerne ou origem nos conflitos e vivencias infantis traumaticas que nao foram bem elaborados e sublimados çpelo ego.Para esta ansiedade, as vezes intoleravel para o homem, e' que se utilizam os ansioliticos,seja o Rivotril, mas que nao a cura, somente a seda passageiramente.A cura e' o tratamento psicanalitico que deve ter como foco levar o paciente a curar, sublimar e elaborar seus conflitos, traumas e vivencias infantis dolorosas com exito.

Espero,neste breve comunicado,ter lançado luz sobre o assunto,

Suzana da Cunha Heemann
Enviado por Suzana da Cunha Heemann em 18/03/2016
Reeditado em 18/03/2016
Código do texto: T5577671
Classificação de conteúdo: seguro