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CONVERSÃO É FARSA (MUDANÇA DE CARÁTER É ILUSÃO: "Assim também podereis vós fazer o bem, estando tão habituados à prática do mal?")

           Um homem não pode enganar a si mesmo, senão seria admitir a bipolaridade do seu eu ou a presença de um "Clone" do seu eu. O mais esperto enganaria o atrofiado! Uma essência única é necessária como princípio, do início, do meio e fim do ser. Numa formatação de dualidade não há indivíduo, perde-se a identidade. O que quer dizer Provérbio 22:6? "Ensina a criança no Caminho em que deve andar, e mesmo quando for idoso não se desviará dele!"
           Mudança de comportamento não significa mudança de caráter, mas uma confirmação do comportamento conveniente do caráter, aquele que se permite os desejos de quem quer tirar proveito em tudo, é próprio do "jeitinho brasileiro". Não existe "Herói sem caráter": Macunaíma é uma farsa.
             Como entender Jer. 13:23? "Pode o etíope mudar a sua pele? Pode o leopardo alterar as suas pintas? Assim também podereis vós fazer o bem, estando tão habituados à prática do mal? Como vimos, a educação é só uma motivação do direcionamento comportamental com a distinção do indivíduo,  que ainda vai reagir com os moldes exclusivos do caráter. A transformação que se ver nas pessoas é superficial é só aparente, e dura enquanto o indivíduo acreditar ser seu o melhor a fazer.
          O que pretendem as instituições como: escola, igreja, presídios, se a Bíblia tem razão? "Mesmo que você espanque o perverso, como grãos num pilão, a sua insensatez não se separa dele! (Pv 27:22). "Mesmo nesse tempo em que passou por várias provações, o rei Acaz não mudou de atitude, pelo contrário, tornou-se ainda mais infiel a Yahweh, o SENHOR.…"(2 Crônicas 28:22,23). "Mas SENHOR, não é fidelidade que os teus olhos buscam? Tu já os feriste, mas eles não compreenderam nada, nem sentiram a dor da correção; tu os deixaste extenuados, mas recusaram aceitar a lição. Ao contrário, empederniram e fecharam o rosto mais do que um rochedo, e negaram arrepender-se."(Jeremias 5:3).
           Parece-me que alguém tomado por um comportamento radical não deixa espaço para si mesmo. "E dirás: 'Feriram-me, mas eu nada senti! Bateram em mim, contudo eu nada percebi! Quando despertarei para que possa voltar a beber?'” (Provérbios 23:35). "Como um cão que torna ao seu vômito é o insensato que repete suas tolices." (Provérbios 26:11).
          Chego a pensar que quando educamos adultos, estamos apenas forçando-os a um comportamento que nos agrada! Existe uma entidade última e imutável, constituinte do homem já formado, essa é sua identidade, nessa estão todas as informações, os traços moldados pela forma original da individualidade. Se duas crianças gêmeas criadas juntas, recebendo a mesma educação, ainda assim elas amam diferente porque a energia do realizar vem de dentro com a distinção do eu de cada uma.  "Pois é Deus quem produz em vós tanto o querer como o realizar, de acordo com sua boa vontade. ninguem faz nada igual ao outro". (Fl 2:13). "Porquanto, pela graça que me foi concedida, exorto a cada um dentre vós que não considere a si mesmos além do que convém; mas, ao contrário, tenha uma auto-imagem equilibrada, de acordo com a medida da fé que Deus lhe proporcionou." (Romanos 12:3). "E, em seu amor, nos predestinou para sermos adotados como filhos, por intermédio de Jesus Cristo, segundo a benevolência da sua vontade." (Efésios 1:5).
           Há uma consciência universal que também toma os moldes da individualidade quando perpassa o íntimo do homem. "E há diversas maneiras de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos." (1 Coríntios 12:6). O verdadeiro educador motiva ao educando um comportamento mais ou menos na direção das tendências sociais do momento. Então, todo trabalho da educação é motivar, e não forçar, fazendo com que o indivíduo acione sua individualidade na direção que esperamos dele. E viva a espontaneidade.
           A quem pretende ensinar alguma coisa: "É por isso que se mandam as crianças à escola: não tanto para que aprendam alguma coisa, mas para que se habituem a estar calmas e sentadas e a cumprir escrupulosamente o que se lhes ordena, de modo que depois não pensem mesmo que têm de pôr em prática as suas ideias." (Immanuel Kant). "Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo." (Paulo Freire ).
           Com certeza, num futuro bem próximo, teremos computadores mais perceptivos que humanos! Programa-se eles, pois não têm individualidade e sim uma consciência universalizada conforme a tecnologia aplicada. É assim também nos humanos adultos, quando se educa, pretende-se anula sua individualidade? Se for, só me resta lembrar que  "toda generalização é burra" e reforçar com o que disse Nelson Rodrigues: "Toda unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar."
            Por isso, deve-se repensar os objetivos da escola e dos presídios, quando usar o termo "reeducando". O caráter essencial não muda, ninguém pode perder sua individualidade, senão tornar-se-á coisa e não se reconhecerá. Só a família permanece...,se for normal, com unanimidade para inicializar as crianças. Educação nada mais é do que direcionar o comportamento, e têm uns modelos de ensinamento que pretendem podar as manifestações originais do caráter: apologia à hipocrisia geradora da "harmonia" social!
Kllawdessy Ferreira
Enviado por Kllawdessy Ferreira em 30/04/2016
Reeditado em 06/05/2016
Código do texto: T5620715
Classificação de conteúdo: seguro

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Sobre o autor
Kllawdessy Ferreira
Goiânia - Goiás - Brasil, 58 anos
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