A FÉ E A ESPERANÇA

Só é possível ter fé ou esperança quando existe temor em alguma coisa. Portanto, quando não existem temores não há esperança ou fé. Isso quer dizer que, quanto mais coisas faltarem na vida de uma pessoa e quanto mais coisas estiverem dando errado, mais fé e esperança essa pessoa vai ter; e quanto menos coisas faltarem e estiverem dando certo, menos fé e menos esperança. De início essa afirmação parece estranha e até absurda, mas não é. Imagine uma pessoa que está enferma, seus parentes próximos terão o temor que o pior aconteça, em conseqüência desse temor surgirá a esperança ou a fé. O temor é quando a pessoa não quer que aquilo aconteça a outrem ou com ela, e quanto mais temores uma pessoa tiver na vida, mais esperança e fé ela terá. É impossível separar a esperança do temor, um existe com a existência do outro. A esperança está na espera da alegria; a alegria é algo presente, enquanto a esperança é a espera que essa alegria chegue. A esperança está na falta, aquilo que está em seus desejos para o encontro da alegria. A esperança oscila entre o otimismo de que tudo ficará bem e vai dar certo, ou no pessimismo de que tudo dará errado. Quando essa pessoa tem muita esperança e otimismo (muita mesmo) ela não ficará oscilando para o pessimismo, ela vai ter a certeza de que tudo ficará bem. Não havendo dúvidas e oscilações, essa pessoa atingirá o que chamamos de fé.

Emerson Paiva
Enviado por Emerson Paiva em 27/10/2016
Código do texto: T5805316
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.