Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A vida acontece...

“A vida é o que acontece enquanto se faz planos.”

Li esta frase em alguma publicação, acho que na crítica de um filme numa página de um jornal, mas não sei quem é seu autor. Ela estava lá, a certa altura da nota assinada de forma abreviada pelo crítico, com apenas duas letras (iniciais de seu nome, quero crer). Bem, isso agora não importa muito. O que eu quero dizer é que essa frase veio mais ou menos como um potente “direto no estômago”. Deixou-me atordoado e me fez parar e refletir: “Estaria eu sabendo dosar adequadamente passado, presente e futuro, no tempero da minha existência?...”

Planejar é preciso, caso contrário corre-se o risco de não se chegar a lugar algum. Mas, quanto se deve dedicar ao planejamento? – parece ser o ponto-chave da questão.

Ação e reflexão, paixão e razão, presente e futuro: ingredientes essenciais, e que se complementam na composição da boa receita da vida. Mas em quais proporções deve-se tomá-los? Difícil essa questão!

Ontem, dia dedicado às crianças, cheguei de viagem, abracei minha filha e a senti um pouco mais crescida. E olha que estive fora por dez dias apenas. À noite, na cama, a luz apagada, voltei no tempo e passei, em breves flashes, alguns trechos da fita da minha vida. Ocorreu-me que eu posso ter me ocupado um pouco mais do que devia planejando, projetando o futuro – talvez mais que um pouco mais...

O tempo não pára (velho e bom clichê; grande Cazuza!), a vida segue acontecendo, os dias se sucedem e o futuro... cadê o futuro? – ele nunca chega!

O tempo passou, minha doce criança cresceu e parece que não me dei conta disso. Hoje fui buscá-la no colégio e ao chegar em casa, disse-lhe, olhando bem no fundo de seus belos e cativantes olhos castanhos: “Eu te amo, filha querida; é muito bom estar em casa novamente!”

Naquele instante foi só presente, nada de futuro – e foi muito bom!...
TSRossi
Enviado por TSRossi em 13/10/2005
Reeditado em 13/10/2005
Código do texto: T59394
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (TSRossi). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Sobre o autor
TSRossi
Porto Velho - Rondônia - Brasil, 58 anos
1858 textos (130236 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 08/12/16 02:24)
TSRossi