O QUE É O AMOR VERDADEIRO? ("Ainda que seja raro o verdadeiro amor, é no entanto menos raro que a verdadeira amizade." (François La Rochefoucauld)

Todos os casais com fins sociais e prazeres carnais confundem amor com conveniência. A conveniência não se confunde com a vida, não é amor verdadeiro; a conveniência é apenas um hábito.  Quando Deus disse "cresceis e multiplicais'' também falou às árvores e a todos os animais na ocasião do Éden. Seres que não sabem o que é conveniência. Os animais se acasalam para procriar. Peixes festejam na piracema para se reproduzirem. As árvores dão seus frutos saborosos para quem espalhar suas sementes. O casamento não devia ter uma missão divina? O que acontece quando um pássaro põe os ovos no ninho da outra espécie para não criar seus filhotes ou por que não sabe fazer sua casa? O ser humano assume todos os desvios da natureza. Casam para criar filhos dos outros além dos seus, mas amam mais os seus biológicos. Praticam o sexo para mentir que se amam, para estes o objetivo da procriação é o mesmo da diversão. Todo prazer sem o preço é irresponsável. E viva o papa que proíbe o anticoncepcional para os fiéis da igreja católica. Qualquer método anticoncepcional desbota o prazer de um ato de procriação. O que é o amor? Se verdadeiro sentimento nasceu pela esposa do amigo, então o falso mata o verdadeiro. Neste caso, a mulher iludida perde o direito de ser feliz mesmo encontrando o verdadeiro amor. O que fazer? Mas o verdadeiro amor pertence a quem é de direito, perdeu tempo demais brincando de amar. Aí os livros de autoajuda vem me dizer que nunca é tarde para amar! "O verdadeiro amor é aquele que permanece sempre, se a ele, damos tudo ou se lhe recusamos tudo." (Johann Goethe).

           As verdades sempre se transformam em mentiras quando o tempo passa. Aliás, tudo é mentira quando se olha para trás: comparando com o que se sabe do Jardim do Éden. O verdadeiro amor não é casamento; não é sexo; não é dinheiro. É oferecer-se para cumprir a vontade de Deus em qualquer aspecto e circunstância da vida.