CRITIQUE AS AÇÕES E NÃO AS PESSOAS

Um grande Mestre e amigo, Dr. Alexandre Luiz Bernardi Rossi, quando convidado para palestrar sobre determinados acontecimentos jurídicos, sempre inicia sua fala, reiterando de forma enfática, que suas considerações sobre o tema em discussão, NÃO SE DIRIGEM A PESSOA que supostamente exordiou o fato a ser analisado, e sim, EXCLUSIVAMENTE E LIMITADAMENTE AO FATO EM SI.

Inicialmente, acreditava que tais preocupações, se deviam unicamente ao respeito que o Dr. Alexandre Luiz Bernardi Rossi sempre manisfestou em suas relações com as pessoas. Depois de muito refletir a respeito, finalmente entendi, que vai muito além disso.

Alguns poderão afirmar que trata-se de uma análise neo-filosófica, que busca simplesmente pregar a política da boa vizinhança. Ou seja, uma estratégia contemporânea de atacar alguém sem comprometer o relacionamento com esta pessoa.

Quem faz esta leitura, está totalmente equivocado.

Esta atitude tem a mesma idade do sentimento e do ato de PERDOAR.

Quem chegou até este ponto do texto, talvez esteja pensando que seu autor tenha surtado.

Então faço-lhes a seguinte pergunta:

ALGUÉM É CAPAZ DE PERDOAR, SEM ISOLAR E BUSCAR APAGAR DE SUA MEMÓRIA O(S) ATO(S) PRATICADO(S) PELA PESSOA, QUE FOI A RAZÃO DO CONFLITO E/OU DA MÁGOA?

Tenho plena convicção que de forma uníssona, todos responderão que "NÃO".

Simplesmente porque tal comportamento não é somente lógico, é principalmente HUMANO, ou melhor dizendo, faz parte de nossas LIMITAÇÕES enquanto humanos.

Por isso a importância de questionarmos e/ou atacarmos as ações, os pensamentos, os projetos, mas NUNCA, as pessoas.

Cresci ouvindo por diversas vezes a seguinte lamentação:

"Fiz inúmeras coisas boas, mas as pessoas sempre lembram de mim por um erro que cometi."

Pensamento simples, mas verdadeiro e cientificamente explicado. Nosso subconsciente registra e guarda com maior facilidade, as "emoções mais fortes", estejam elas relacionadas as coisas boas ou más. Exemplos: (Boa) Lembrança do nascimento do filho; (Má) Lembrança de uma discussão séria com alguém próxima e importante em sua vida.

Parte dos problemas que se evidenciam no mundo, em especial, em nosso país, poderiam não existir e/ou serem resolvidos e superados facilmente, se nas redes sociais e na impressa de forma geral, os comentários, os ataques, não fossem direcionados as pessoas, e sim, exclusivamente as suas ações e/ou omissões.

Chega de dividir, chega de propagar o ódio, vamos somar, vamos propagar a tolerância, a solidariedade, o amor, o PERDÃO.

Muito obrigado por mais esta lição de vida, Dr. Alexandre Luiz Bernardi Rossi.

SEBASTIAO
Enviado por SEBASTIAO em 20/08/2017
Código do texto: T6089663
Classificação de conteúdo: seguro