Redação ou Gramática: TÓPICO DE PORTUGUÊS? ("Uma famosa tática do Diabo é dividir para conquistar." (Pr. Ronildo Santos)

Eu não sei o que leram os da secretaria da educação, quando dividiram o ensino de Língua Portuguesa em: Redação e Gramática. Aí eu perguntei o que o Leonardo da Vinci achava disso: "Assim como todo o reino dividido é desfeito, toda a inteligência dividida em diversos estudos se confunde e enfraquece." Então entendi por que o professor de Redação se opõe ao de Gramática e vice-versa! Eu já estava convencido de que quando fragmenta, enfraquece! Mas... Tem professor demais no sistema, e eles precisam de emprego.  Sacerdócio empregado! O analfabetismo era para está extinto, porém não acaba nunca, deve ter muita gente querendo a eternização disso, apenas criando voltas.  O que diabos é Tópico de língua portuguesa? Tópico de Educação física?  

           Parece-me que o "homeschooling" no Brasil não funcionará muito bem. Já tem gente dizendo que é coisa de fanático religioso, querendo afastar os filhos dos professores comunistas e das ideologias de gêneros.  Certamente um grupo de Pedagogo se unirão e formarão uma associação, e somente os professores filiados e não inadimplentes estarão autorizados a lecionar.  "Em política e sociologia, dividir para conquistar, consiste em ganhar o controle de um lugar através da fragmentação das maiores concentrações de poder, impedindo que se mantenham individualmente". (Wikipédia). Dividir para conquistar (“Divide et impera” ou “Divide et Vinces”) é um clássico nas estratégias de guerra para enfraquecer e subjugar os povos. O termo, embora já era conhecida na Antiguidade, foi cunhado por Júlio César em seu livro” De Bello Gallico” (Guerra das Gálias), que explicou como a vitória romana na guerra gaulesa era essencialmente uma política de “dividir” seus inimigos, aliar com tribos individuais durante suas disputas com adversários locais.