O que é amor?

Perguntaram-me: o que é amor?

Pensei que soubesse a resposta que fosse algo simples, mas fui refletir e amor é um paradoxo. Amor é muito simples, mas é também a coisa mais complicada do mundo. Por quê? Por que se você quer amar vai ter que encarar a dor, ou seja, quer amor, tem que levar o pacote completo.

Mas o que a dor tem a ver com o amor? Tem tudo a ver,pois o amor, o amor verdadeiro, é aquele que te faz abrir mão de suas vontades em causa do outro. É abnegação! E somos humanos e o egoísmo faz parte de nós e nos iludimos achando que amor é só prazer. Ele também é. Ele é prazer e felicidade, ele é a melhor coisa do mundo, principalmente no início. Porque é um encanto, é lindo, mas depois a convivência vem os defeitos... Vem as imperfeiçoes que você acaba descobrindo no outro e quebrando a ilusão de um conto de fadas da Disney.

A beleza se vai, os corpos mudam, os problemas chegam... E aí você tem certeza de que o amor é aquilo que está por dentro. Não é mais a paixão fulminante ou o desejo ardente, não é o corpo, é a alma. Aí você percebe que não existe mais a dor, não existe mais a abnegação, você já faz tudo por amor, por carinho, por prazer...

Quando acontece isso, você sabe que passou de fase, como em um jogo. Agora o que importa é aquele sorriso ou aquele “te fazer sorrir”, o que importa agora é contar como foi o dia, dividir as tristezas, os problemas e somar felicidades. É fazer aquele desabafo ou ouvir e ficar quietinho, simplesmente sabendo que o outro está ali, mesmo em silêncio, se fazendo presença. É se fazer presente na distância. É correr quando se precisa, enxugar uma lágrima ou arrancar um sorriso, é uma mensagem boba, um simples bilhetinho, um presentinho idiota sem motivo, é dar a liberdade, ganhar a confiança, saber respeitar, é incluir mesmo na sua vida o outro, é brigar e fazer as pazes, é pedir desculpas mesmo estando certo, é fazer o impossível sem esperar nada em troca... ... É a cumplicidade que se cria, a amizade que se faz e o resto : o desejo, o prazer, a paixão é consequência disso. .

O amor é a junção da dor, da paixão, da abnegação, da cumplicidade, da amizade, do desejo... O amor é simplesmente amor.