A psicologia é uma arte

A psicologia é mais do que uma profissão, ela é a arte de conhecer e compreender o outro. Ela é a arte do desprendimento e de ser continente da alma que pede ajuda. A psicologia que eleva exige um estilo de vida...aquele estilo que não precisa de setting terapêutico para compreender o sentido do sigilo, do respeito, porque o mesmo existe independente do enquadramento. Não há um ser no consultório e outro fora dele, há sempre alguém inteiro disposto a acolher onde quer que seja. Ser psicólogo não é ser perfeito, mas precisa ser exemplo, no sentido de estar sempre buscando melhorar como pessoa. Não dá para dizer: faça o que eu digo, mas não o que eu faço, porque o outro que nos procura precisa visualizar que também estamos na luta; que estamos em movimento com nossos sofrimentos. Não dá pra estagnar; é preciso ter autenticidade para ser continente consciente e exercer nosso papel na intersubjetividade. Como humanos, se não podemos suportar certas dores, o ético é mais do que passar a vez, ele diz respeito ao ser verdadeiro que reflete sobre aquilo que não consegue conter no outro. Porém, é preciso saber que não importa o quanto tentemos fugir das incoerências...elas sempre estarão em nós, por isso, a relevância do movimento constante em nós mesmos, em termos consciência e coração.

SerAlémdoÓbvio
Enviado por SerAlémdoÓbvio em 21/11/2017
Código do texto: T6177740
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.