Coleção 38 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

38—1 As Razões para matar tornam-se também razões para morrer, aquelas provocam estas! Quem mata sempre avisa. Ninguém morre sem consequência de matar, pode até ignorar alguns motivos, mas nunca, falta o aviso do depósito na conta salário do pecado.

Claudeci Ferreira de Andrade

38—2 Quando alguém se nega a pensar na morte, ele está senão mostrando-se indisposto a amar a vida, vive por medo, e se negando ao preparo final.

Claudeci Ferreira de Andrade

38—3 A morte é o maior ato da misericórdia de Deus, Ele seria injusto demais se nos matassem sem aviso prévio, para gozamos da felicidade real de gastar os últimos segundos de vida consciente. Não seria chamado de "salário do pecado", se não fosse bom.

Claudeci Ferreira de Andrade

38—4 A MORTE É ALGO COMPULSÓRIO, MAS COMPULSÓRIO MESMO É O DESEJO DE MORRER QUANDO A VELHICE CHEGA. Seria uma agonia tremenda a antessala da morte, se não tivéssemos o estágio da velhice, com mil motivos, para desejar morrer.

Claudeci Ferreira de Andrade

38—5 Um garoto de 12 anos beija na boca de seu namorado de 14 em meio as honrarias de uma festa de aniversário! E se o namorado tivesse 18 anos, não seria pedofilia para não ser homofobia? Reflexão apocalíptica ou um beco sem saída. Talvez se fosse um menino e uma menina beijando-se, os pais pudessem interferir, zelando pela maturação sexual.

Claudeci Ferreira de Andrade

38—6 Agora, quando vejo alguém vestido de branco me pergunto: quem era o homem de branco e qual a sua ocupação profissional? Neste mundo de negras noites, ainda tem professor que veste jaleco branco para disfarçar o pó de giz que traça linhas tortas, quem dera fosse a carapuça, pois o que é branco não é sujo.

Claudeci Ferreira de Andrade

38—7 Irônico demais é dizer que o nossos parentes são nossos melhores amigos. Então digo, maior felicidade tem, quem tem o maior número de inimigos mortos! Felicidade para mim é poder contar com as amizades provadas no fogo do inferno. Assombração são os vivos.

Claudeci Ferreira de Andrade

38—8 Será que precisamos sujeitar-nos ao amor verdadeiro como a única condição de sermos felizes? Se é que o amor traz felicidade! Então devemos amar nossos inimigos vivos.

Claudeci Ferreira de Andrade

38—9 Os suicidas Romeu e Julieta são a maior expressão da ignorância sobre o amor e a felicidade. Iludidos que ficariam juntos eternamente, esqueceram-se que "no céu não se casam e nem se dão em casamento". Agora se imaginem no inferno legalmente casados e com a permissão dos pais!

Claudeci Ferreira de Andrade

38—10 Se queremos uma escola atualizada, inteligente e útil, precisamos deixar de sermos ignorantes a respeito de como queremos atender as necessidades sofisticadas de nossos alunos viciados em Games.

Claudeci Ferreira de Andrade

38—11 Quantos aos nossos filhos, Se queremos fazer deles cidadãos, precisamos inseri-los corretamente nos assuntos do mundo letrado. O inverso disso significa querer que sejam nada, aí é só deixarmo-los como estão para vermos como é que ficam!

Claudeci Ferreira de Andrade

38—12 As datas comemorativas são devidamente sugestivas para a inserção de nossos alunos na cultura e nos conhecimentos sociais. Mas, quem é o culpado dessa vacância? A falta de verbas ou a cultura?

Claudeci Ferreira de Andrade

38—13 No início do ano, os professores reafirmam o voto:—"vamos aprovar só os alunos dedicados e estudiosos, sejamos rígidos, nossa escola é séria!" Mas, nos conselhos de classe do terceiro e quarto bimestres, se não atingiu o índice de aprovação conquistadores de verbas, já se resolve tudo no jeitinho brasileiro, importa as verbas virem.

Claudeci Ferreira de Andrade