Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Como ser o que se é, como?

“O homem que não quiser fazer parte da massa deve deixar de ser conformado consigo mesmo, que siga então a própria consciência que grita ‘seja você mesmo! Você não é certamente aquilo que faz, pensa e deseja neste mundo’.”*

Só artista se coloca para além da massa. Só o artista mantém fidelidade à sua singularidade. Só o artista afirma a sua irrepetibilidade. Por isso ele é autônomo. Ele não tem de prestar conta a ninguém de suas relações com o que é belo e bom. Por isso ele não se aliena, mas mantém domínio de si, de seus movimentos, gestos, vontades e ações.

Daí o desafio: como alcançar a afirmação da singularidade, condição de possibilidade para a vivência da autonomia, em uma sociedade que só valoriza o indivíduo se ele estiver figurando no pessoal de uma empresa, nos quadros de um partido político ou nas fileiras penitentes dos crentes submetidos à religião?

Como ser o que se é? Como?




__________________
*NIETZSCHE, F. Schopenhauer como educador – considerações extenporâneas III, 1874. Trad. A. M. S. Vaz. Campinas: FE/UNICAMP, 1999, p. 2, mimeo.
Wilson Correia
Enviado por Wilson Correia em 24/10/2007
Reeditado em 26/10/2007
Código do texto: T707701

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Cite o nome do autor e o link para a obra original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Wilson Correia
Amargosa - Bahia - Brasil
1192 textos (542424 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 22/10/17 06:48)
Wilson Correia