Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A REAL BELEZA DO POR DO SOL


Após uns quantos dias de chuva... hoje resolvi curtir a Natureza, os doidos voando de asa delta, e claro, um esplendoroso por do sol... Então... não consegui preparar o Bom Dia que tinha planejado, e estou reeditando este, justamente, em exaltação ao POR DO SOL...
Osculos e amplexos,
Marcial
A REAL BELEZA DO POR DO SOL
Marcial Salaverry

Sempre considerei o por do sol um dos mais belos espetáculos que o Amigão nos proporciona, e ele nada nos custa, podendo ser apreciado por todos.
O incrível colorido que o céu assume no arrebol é algo que extasia qualquer pessoa com um mínimo de sensibilidade.
Também é a hora que as aves voltam para os ninhais,  sempre fazendo belíssimas evoluções no céu, como que se despedindo do dia.
É quando nos preparamos para o descanso, embora alguns comecem a se preparar para mais uma noite de trabalho, ou de diversão.
Li  uma mensagem muito interessante sobre o por do sol, de autoria de L'Inconnu. Vejam:
"Contemplar, com os olhos da alma a plenitude do por do sol qualquer um pode fazê-lo, mas poucos, porém, voltam-se para a grandeza divina ali manifestada."
Realmente, todos podemos apreciar a beleza do astro-rei se pondo, basta que tenhamos a disposição para encher nossos olhos e nossa alma com o espetáculo.
Basta nos quedarmos em silêncio, apreciando a descida do sol na linha do horizonte, sendo substituído pela escuridão da noite.
Basta imaginarmos o que realmente pode representar essa noite surgindo.  Podemos meditar e pensar que pode ser algo como um pequeno filme de nossa vida, representada pelo dia que está findando.
Nesse dia de sol, tivemos a parte da manhã, algo como que nossa infância, temos mais energia, sempre fazemos mais coisas e temos mais disposição na parte da manhã.
Na parte da tarde, nossa juventude, ainda temos boa disposição para as atividades do dia a dia, mas a energia já é um pouco menor, e então já começamos a pensar no repouso que a noite nos trará.
O por do sol, é como a divisão entre a juventude e a maturidade, a energia já é menor. Nossa atividade normalmente se reduz no fim do dia.
Quando os últimos raios do sol cedem lugar para a noite, normalmente estamos cansados das intensas atividades do dia, e já nos encontramos em preparativos para descansar, como acontece com nossa vida.
Após todas as atividades que exercemos durante nossa vida, queremos aproveitar a noite para exercer atividades que nos tragam mais prazer, como se fôra uma compensação de tudo que fizemos durante o dia de nossa vida.
Então é lícito esperar que possamos ter uma noite tranquila. Afinal, por tudo o que fizemos durante o dia todo...
A noite avança, e vai terminar na madrugada, para tudo recomeçar quando o sol nascer de novo.
É exatamente por isso que devemos aproveitar bem o dia de nossa vida, e como melhor passarmos esse dia, evitando certos vícios que poderão abreviá-lo, trazendo mais cedo a escuridão total da noite.
O ideal é sempre arranjarmos um "horário de verão", prolongando o dia o mais possível.
Claro que isto é uma analogia, já que existem pessoas que exercem suas atividades na parte da noite, apenas provocando uma inversão das coisas.  Para elas, o que é visto como o nascer do sol, será por do sol... Simples questão de ponto de vista... Não precisamos criar polêmica a este respeito.
Então, exatamente por isto, e em todos os sentidos, desejo a todos UM LINDO DIA.
Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 27/11/2005
Código do texto: T77009
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Marcial Salaverry
Santos - São Paulo - Brasil, 77 anos
19843 textos (1961680 leituras)
3 áudios (855 audições)
6 e-livros (2134 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 04/12/16 22:35)
Marcial Salaverry