CONCERTO DA PAZ

Durante os anos sessenta, do século passado, quatro jovens de Liverpool, Inglaterra, The Beatles, através da música, quebraram barreiras de gelo e de concreto, ideológicas e racistas, políticas e culturais, econômicas e filosóficas, levando seu som aos quatro cantos do planeta. Até nas distantes e isoladas civilizações do extremo oriente (China, Coréia, Japão, etc.) ouviam-se And I Love Her, Help, Can’t Buy Me Love e outras músicas daquele conjunto inglês que se transformou no maior fenômeno musical do século XX. Países regidos por sistemas totalitários e fechados, inclusive no extremo oriente, começaram a abrir as portas para a cultura ocidental, revelando também, para nós, suas riquezas culturais, milenares, bem como seus segredos na ciência, culinária, artes marciais, dramaturgia, medicina e outros tantos valores tão bem absorvidos pelos povos ocidentais, especialmente pelos brasileiros.

No último fim de semana a Orquestra Sinfônica de Nova York apresentou-se na Coréia do Norte, após anos de guerra fria entre aquele país e os Estados Unidos da América do Norte. O concerto teve início com a execução e audição respeitosa dos Hinos Nacionais dos dois países. Este fato vem ocupando as manchetes na imprensa escrita, falada e televisiva do mundo inteiro, pois é mais um forte sinal da possibilidade da implantação definitiva da paz em todo planeta.

Os únicos contra pontos que estão destoando nessa sinfonia mundial da paz, são uma ditadura, na América do Sul, regida por um super desafinado, inculto e medíocre, mas perigoso, Hugo Chaves e um ruído infernal, inconstante, proveniente de um Oriente Médio que não conhece outro som senão o de bombas e rajadas de tiros ceifando a vida de milhares de inocentes, com uma filosofia de vida que mistura a fé com a política.

O acontecimento de ontem na Coréia do Norte, nos traz uma nova esperança, uma vez que envolveu dois países medalhas de ouro em orgulho imerecido e também em injustiça diplomática. Quem sabe até onde a música pode mover as nossas vidas? Para Deus tudo é possível e a música é um de Seus mais nobres instrumentos usados para influenciar corações.

SP. 26/02/08

Fernando Alberto Salinas Couto

Fernando Alberto Couto
Enviado por Fernando Alberto Couto em 26/02/2008
Código do texto: T876859
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.