Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

TENHAMOS CAUTELA...

Num espaço tão aberto como este, sem dúvida, corre o risco de surgir de tudo. Por um lado é bom; por outro, a coisa pode desandar sabe Deus para onde.

Tenho viajado muito por entre os trabalhos aqui publicados e, na média, a meu juízo, não estamos mal. Há, inclusive, obras de boa qualidade literária mesmo.

Entretanto, infelizmente, existe um monte de bobagens que pecam não só no aspecto da "Literariedade", mas no que é de essencial na arte: "esclarecer, alargar e valorizar a nossa experiência de mundo".

Parece que alguns partem da seguinte premissa: "como não há filtragem, então vale tudo". Não é bem assim, a própria consciência do sujeito há de ser o termômetro. Ora, o fazer arte é um processo consciente-crítico, logo, exige uma série de fatores dos quais não podemos prescindir.

Quem se lança neste caminho, precisa, sim, ler, ler e ler muito. Tem de entrar em contato com os chamados autores   "canônicos", percorrer algumas pistas de "Teoria Literária", estudar Gramática e, é claro, ousar.

Eu sei que a chamada inspiração, a comunicação com os outros, a catarse, até uma espécie de lirismo piegas, fazem parte, por exemplo, do Poetar. Todavia, só isso não basta.

Aqui e ali me deparei com puros arroubos linguageiros que nada dizem. Numa perspectiva semiótica, vi um posando ao lado da estátua de Drummond, oculta isso, tentando produzir uma mensagem como se o fato fosse "materializado.Acolá um outro despeja escritos e mais escritos numa ânsia alucinada de, juro ignorar, ser lido ou aparecer.

Portanto, o espaço, repito, é para todos nós; mas, francamente, tenhamos cautela.
Ary Carlos Moura Cardoso
Enviado por Ary Carlos Moura Cardoso em 22/12/2005
Reeditado em 08/07/2007
Código do texto: T89360
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Normal.). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Ary Carlos Moura Cardoso
Palmas - Tocantins - Brasil
1002 textos (256416 leituras)
1 áudios (293 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 04/12/16 18:42)
Ary Carlos Moura Cardoso