Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

GAÚCHOS E O 20 DE SETEMBRO

Nesta data festiva
O povo gaúcho
Comemora com luxo
A revolução farroupilha

Que maravilha!
A garra gaudéria
Conquistando o Brasil

É um orgulho ser gaúcha
Ter nas veias este sangue viril
Viva Bento Gonçalves
Viva General Neto
Vivam sempre em nossos corações
Para que possamos
Construir
Com força e emoção
Cada vez mais
Um pedacinho desta nação!

Dedicado a todos os gaúchos
Espalhados por este baita mundo, tche!

Sou do Rio Grande do Sul, o estado situado no extremo sul do Brasil, na fronteira como Uruguai e a Argentina. As pessoas nascidas lá são chamadas gaúchos. Sou um gaúcho. Ao contrário de todos os demais estados brasileiros, o Rio Grande do Sul originou-se de uma mistura das culturas portuguesa e espanhola, com fortes influências culturais alemãs e italianas, originadas do intenso fluxo migratório ocorrido no século XIX. As pessoas do centro e do norte do Brasil dizem que nós do sul falamos espanhol errado e dizemos que é português correto. Claro que não é verdade. Yo creo.
Você gosta de folclore? Esta foto (59 kb) mostra um casal de gaúchos em trajes típicos: o churrasco é umprato do sul do Brasil (ainda que apreciado no mundo todo) e chimarrão, uma bebida de origem indígena e muito apreciada no Uruguai, Argentina e sul do Brasil é o que está na mão da garota.
O Rio Grande do Sul foi um país independente no século XIX, porém o sonho de liberdade da jovem República de Piratini foi esmagado pelo exército do Império do Brasil, ao qual ela foi anexada em 1845. Há quem acredite que um dia o espírito de Bento Gonçalves e seus revolucionários um dia se fará ouvir de novo. Quem sabe ...
(
http://www.astro.iag.usp.br/~roberto/wherep.html)
Denise Severgnini
Enviado por Denise Severgnini em 20/09/2006
Código do texto: T244871

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, criar obras derivadas, desde que seja dado crédito ao autor original (Denise de Souza Severgnini http://www.denisesevergnini.recantodasletras.com.br) e as obras derivadas sejam compartilhadas pela mesma licença. Você não pode fazer uso comercial desta obra.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Denise Severgnini
Novo Hamburgo - Rio Grande do Sul - Brasil, 57 anos
11345 textos (916670 leituras)
16 áudios (8882 audições)
311 e-livros (34109 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/12/16 11:54)
Denise Severgnini