19a.jpeg
Lobo guará desesperado, tentando escapar de uma queimada

Asas Queimadas
 
Caem as cinzas
Asas queimadas
De passarinhos
Por toda a casa...
 
Voam com os ventos
Pousam suaves
Sobre os telhados,
Sobre o gramado...
 
Cantos calados,
Voos perdidos
Ar ressequido
Amarelado...
 
Noite ferida
Folhas caídas
Carbonizadas
Na tarde cinza...
 
Sobre a montanha
Vermelho-sangue,
Caem no fogo
Os passarinhos
Agonizantes...
 
Triste destino,
Não voam mais!
Cruéis demônios,
Cruéis meninos,
Risos cortantes!



araras_icmbio300.jpg
A imagem da desesperança

E aqui na região serrana, continuam as queimadas... e breve chuva de ontem à noite ajudou um pouco, mas os imbecis continuam existindo.

Acho que a punição mais adequada a essa gente que promove queimadas causando a morte de milhares de plantas e animais, deveria ser a seguinte: ajudar os bombeiros a apagar o fogo, entrando nas mata onde há um calor superior a 50 graus, arriscando suas vidas  para resgatar animais feridos e sepultar os mortos. Depois, deveriam ficar um ano dando palestras em escolas sobre a sua experiência, o que viram, o que sentiram, como foram punidos e o que aprenderam.


ADERJ_1267809466animais%20queimados%20mortos.JPG
animais mortos em queimadas

Ontem, enquanto passeava por Itaipava, vi vários helicópteros transportando água para apagar o fogo das florestas. Pensei nos milhões de reais que estão sendo gastos em tais operações, e nas pessoas que precisam arriscar suas vidas para levá-las adiante. Pensei nos animais e plantas mortos e feridos, e nas pessoas que perderam ou correm o risco de perder suas casas. Pensei no ar poluído que causa, principalmente nas crianças, problemas respiratórios. Também senti na pele o  calor infernal e a falta d'água, recurso  que está cada vez mais escasso. Vimos duas pessoas passando mal devido ao forte calor e umidade baixa do ar. 


2014-759693157-incendio2.jpg_20141013.jpg
Um dos brigadistas em Petrópolis

Não consigo chegar à conclusão do porquê as pessoas ainda fazem essas queimadas, mesmo sabendo de todo o prejuízo que causam.


incendio.jpg
 Enquanto isso, em Itaipava...

No Facebok, algumas pessoas mal esclarecidas postavam declarações contra o prefeito da cidade, como se fosse ele  o autor de tais atos ou o culpado por esses disparates. Será que ninguém vê que os culpados são do próprio povo? Neste caso, não vejo qualquer motivo para apontar políticos, sejam eles prefeitos ou vereadores. A culpa é de quem foi lá colocar fogo. A punição deveria ser espetacular. 
 
 
2014-749746428-img_5508.jpg_20140908.jpgReserva biológica de Araras, Petrópolis
Ana Bailune
Enviado por Ana Bailune em 20/10/2014
Reeditado em 22/10/2014
Código do texto: T5005551
Classificação de conteúdo: seguro