Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

bibloquê. ¹

zummm...tec! zum...zumm...tec!
zuummm...toc! zumzuumm...tec!
zu..zummm...CLOC!...huumm!...ufaaa!...




¹ O bibloquê é um brinquedo infantil que consiste de uma bola de madeira (diâmetro aí pelos 8 a 10 cm) com um furo de mais ou menos 1 cm, presa por um fio a uma haste também de madeira, na extremidade da qual há um pino onde a bola pode se encaixar.
Existem outros formatos para as peças, sendo que a bola e o sino eram as mais conhecidas na minha terra.
Roda-se a bola em torno do pino, às vezes realizando malabarismos com a mesma, com movimentos lentos, mas às vezes também bastante rápidos,  fazendo-a passar pelos lados de dentro e de fora dos braços.
Jogadas simples, um puxão, a bola no ar, e a tentativa de encaixar o pino, sem completar uma volta, não eram as mais valorizadas, embora o risco de quebrar uns incisivos não fôsse desprezível. rs.
O desafio consiste em encaixar a bola no pino, o que demanda prática e treinamento para diminuir o número de tentativas e erros.
Na minha infância e na minha terrinha, denominávamos esse jogo como bibloquê, e por isso o mantive. Pesquisando na Net encontrei mais alguns nomes para o mesmo jogo: Boloquê, Biloquê,Biboquê e Bilboquê.
Marco Bastos
Enviado por Marco Bastos em 27/04/2006
Reeditado em 27/04/2006
Código do texto: T146363
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (cite o nome do autor e o link para "http://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=1583 "). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Marco Bastos
Salvador - Bahia - Brasil, 72 anos
1717 textos (87444 leituras)
2 áudios (495 audições)
1 e-livros (791 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/12/16 00:55)
Marco Bastos