Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto


Entre lençois e toalhas

de noite: carinho, amor, e paixão
de manhã: frutas, leite e mel
e um poema no papel de pão !

Kate Weiss




Paul Cézanne

Paul Cézanne (19 de janeiro de 1839, Aix-en-Provence-22 de outubro de 1906, Aix-en-Provence) foi um pintor francês. Filho de um abastado comerciante piemontês, teve facilidades em sua vida, diferente de muitos pintores famosos como Van Gogh, por exemplo, que viveu e morreu na miséria.
Estudou em sua cidade natal, onde ficou amigo do escritor Émile Zola. Em 1861 foi estudar em Paris, onde conheceu os futuros impressionistas. Em 1878 voltou à sua Provença natal. A partir desta data passou a desenvolver uma arte pictórica pessoal e sumamente original. Até 1895, data em que o mercador Volard lhe organizou uma exposição, a sua arte não era reconhecida. Após uma carreira inicial dedicada aos temas dramáticos e grandiloquentes próprios da escola romântica, Paul Cézanne criou um estilo próprio, influenciado por Delacroix.
Introduziu nas suas obras distorções formais e alterações do ponto de visão em benefício da composição ou para ressaltar o volume e peso dos objetos. Concebeu a cor de um modo sem precedentes, definindo diferentes volumes que foram essenciais para suas composições únicas.
Cézanne não se subordinava às leis da perspectiva. A sua concepção da composição era arquitectônica; segundo as suas próprias palavras, o seu estilo consistia em ver a natureza segundo as suas formas fundamentais: a esfera, o cilindro e o cone. Cézanne preocupava-se mais pela captação destas formas que pela representação do ambiente atmosférico. Não é difícil ver nesta atitude uma reação de carácter intelectual contra o gozo puramente colorido do impressionismo.
Ele cultivava sobretudo a paisagem e a representação de naturezas mortas, mas também pintou figuras humanas em grupo e retratos. Antes de começar as suas paisagens estudava-as e analisava os seus valores plásticos, reduzindo-as depois a diferentes volumes e planos que traçava à base de pinceladas paralelas. Árvores, casas e demais elementos da paisagem subordinam-se à unidade de composição. As suas paisagens são sutilmente geométricas. Cézanne pintava sobretudo a sua Provença natal (O Golfo de Marselha e as célebres versões sucessivas de O Monte de Sainte-Victoire).
É também autor de numerosas representações de naturezas mortas, tipicamente compostas por maçãs. Nelas levava a cabo uma exploração formal exaustiva que é a terra fecunda de onde surge o cubismo poucos anos mais tarde. Entre as suas representações de grupos humanos são muito apreciadas as suas cinco versões de Os Jogadores de Cartas. A Dama da Cafeteira, pela sua estrutura monumental e serena, marca o grande momento classicista de Cézanne. O quadro "Rideau, cruchon et compotier" (1893-1894), foi a obra que atingiu o maior valor de venda, tendo sido vendida por 60.502.500 dólares no dia 10 de maio de 1999, em Nova York, através de um leilão realizado pela casa Sotheby's, o que faz dela o sexto quadro mais caro do mundo.


Pesquisa: Kate Weiss
Wikipédia, a enciclopédia livre. 


*. * . * . * . * . * . Visite meu site * . * . * . *
. * . * . * . * . * . * . * . * . * . * . * . * . * .
* _/\_ * . * . * . * . * . * . * . * . * . * . * .
* >,”< * . * . * . * * . * ._/\_* . *
* . * . * . * . * . * . * . *. * . * . * . >,”< . *
* . * ._/\_ * . * . * . * . * . * . * . *_/\_* .
* . * .>,”< . * . *.*.*.*.*.* * . * >,”< . * .
* .* . * . * . * . * . * . * . * . * . * . * . *. * .

www.kateweiss.art.br

* . * ._/\_ * . * . * . * . * . * . * . *_/\_* .
* . * .>,”< . * . te espero lá. * . * >,”< . * .
* .* . * . * . * . * . * . * . * . * . * . * . *. *
Kate Weiss
Enviado por Kate Weiss em 26/06/2006
Reeditado em 29/06/2006
Código do texto: T182914
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre a autora
Kate Weiss
Caxias do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil
1240 textos (464699 leituras)
49 áudios (17379 audições)
167 e-livros (428043 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 07:20)
Kate Weiss

Site do Escritor