Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Overture, the marriage of figaro symphony nº 40 in G minor, k 550

Há uma linha tênue ligando Mozart a necessidade de um encontro intimista espalhado pelo ritmo, propenso a união através dos instrumentos. A alegria, alvorada apresentação de Overtures: as águas e as incertezas que já não são as mesmas de tempos em que melancolia era servida em tigelas de alumínio. A penúltima sinfonia nos traz ao invés da contemplação reflexiva, inquietação, morbidez, febre terçã, economia de externar reação qualquer que lhe entregue a análise.
Um suspiro presumido, a defloração pela necessidade do arrebatamento. Os lamentos dos enamorados que atualmente se contentam apenas com a certeza de suas ofensivas emboscadas para aquisição rápida de um parceiro: que se defina num atrevido amasso, um cheiro, densos beijos à quantificar a canastra oculta no egoísmo modernista carregado de propensão capitalista do desejo inconsolável.
Já não sabem dançar com lirismo comedido de seus antepassados, porém, mantêm no seu convívio o lirismo do ritmo de suas sinfonias tão abstratas quão sinuosa Molto Allegro. Despretendida de realismo incomensurável e duplamente sintetizado para o entendimento ilegível de alguns que não usam o falar.
Algumas imagens vão se perpetuando pela mente a partir dos sons, essas a cada instante adquirindo tons mais coloridos, descarrilando inúmeros caminhos donde se avista nova idéia repleta de cores e sonoridade. Algumas meras miragens, outras grandes novidades úteis para a harmonização da rotina. Muitas trazem alegria, esperança, satisfação e companhia... inúmeros caminhos... inúmeros...
Num rompante se transfigura o símbolo criado, formando uma animação que sofre mutação ao ser tocada por uma leve brisa, num ritmo descompassado, delgado e lânguido.
O movimento sonoro, a coloração múltipla e a consolidação de uma figura ilustrativa do que o homem evocara para a sua inerente decisão de viver.


Túlio Henrique Pereira
Enviado por Túlio Henrique Pereira em 01/02/2006
Código do texto: T106937
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Túlio Henrique Pereira). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Túlio Henrique Pereira
Itumbiara - Goiás - Brasil
82 textos (10091 leituras)
3 áudios (823 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 06/12/16 20:17)
Túlio Henrique Pereira