Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Romantismo

O romantismo é uma forma sonhadora de ver, expor e viver a vida, dando ênfase ao que é belo e natural. Ser romântico é estar com o espírito alegre e o coração repleto de amor e carinho para com as pessoas, com a natureza e, principalmente com a pessoa amada. É transmitir de forma transparente os sentimentos, as emoções, deixar fluir de dentro para fora tudo aquilo que é belo e que existe em cada um de nós. É perceber no brilho das estrelas, o olhar apaixonado da (o) amada (o), é apreciar a beleza de uma noite enluarada, é enxergar com os olhos do coração, é saber aproveitar os momentos belos que nos são proporcionados pela vida, como se eles não voltassem jamais. É deixar-se levar pela torrente da imaginação, sem, contudo, tirar os pés do chão.
 
Ouvimos dizer que o romantismo está acabando, está se tornando raridade, privilégio de poucos e que romantismo é coisa de velhos, é viver do passado. Penso e vejo um romantismo muito presente, presente em muitas situações, presente nas pessoas. Só que elas desconhecem ou não se deixam envolver por acharem pura banalidade. Porém, quem não gosta de carinho, de ouvir coisas bonitas, vindas do coração, de receber elogios. As mulheres, todas gostam de carícias, e carícias não são somente toque, mas um gesto, um olhar, uma flor que se oferta, uma poesia, um poema onde se fala, se canta o seu esplendor, a sua beleza.

No entanto, essa vida agitada em que todos vivemos e ainda, essa globalização massacrante, geradora de crises e desempregos, não nos deixam perceber as coisas lindas que nos rodeiam. Deixamos passar momentos que são eternos paraísos, porque damos pouco ou nenhum valor àquilo que consideramos sonho. E sonhar é tão gostoso. É idealizar, é viver, é dar asas à imaginação, é antecipar momentos que talvez nem cheguem a acontecer.

Ser romântico é ser sonhador, sim, mas é também estar aberto plenamente ao outro. É saber captar nas pessoas, na natureza o mais leve sinal de que elas existem. É ser, além de tudo, amigo.

O romantismo existe. Ele está dentro de cada um de nós. Ele está em um olhar mais eloqüente, um aperto de mão, um abraço ou até mesmo um aceno. Ele está em tudo que falamos ou fazemos, é só deixar que ele aflore espontaneamente.

Dedico neste dia tão importante, “Dia Internacional da Mulher”, o meu carinho e admiração a todas vocês e que saibam valorizar os momentos românticos, vivendo cada instante com grande intensidade. Em especial, os meus sonhos e projetos à minha esposa, Neuza.

Quero dizer ainda, que o romantismo e os sonhos não acabaram e, enquanto houver pessoas sonhadoras, haverá sempre a esperança de momentos eternos e de grandes projetos. E o pensamento continuará voando, voando, voando. . .



08/03/99.
Wilcaro Pastor
Enviado por Wilcaro Pastor em 03/05/2006
Código do texto: T149335
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Wilcaro Pastor
Coronel Fabriciano - Minas Gerais - Brasil, 65 anos
489 textos (37600 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 06/12/16 10:36)
Wilcaro Pastor