Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Ele pode retroceder e mudar os fatos

                     Ele veio de Vênus. Na Grécia foi camponês. Em Roma gladiador. No Japão imperador. No Brasil nasceu Jessé e mora na rua. Severino de Souza seu sobrenome.  Tem a lua como companheira, sua casa seu recanto é um canto da praça, seu lar enfeita com painéis e fotos recortadas. Faz arte bruta em sua morada.
                     Foi militar em Alagoas mas veio só pro Sudeste. Faxinou, foi garçom, segurança, sexólogo, ufólogo, cineasta e cantor, detetive particular, dono de bar, catador de lixo. Muitas destas profissões foram nesta vida, outras em outras encarnações.
                     Ele fala consigo e ouve vozes, que lhe contam sobre vidas passadas. Por isso aprende tantas e novas aptidões. Inventa o que fala e fala tudo com precisão. Conversa com plantas e com elas e seus cães medita.
                     Nessa lida, nessa labuta, encontra tempo para a prática da arte chinesa, a leveza do tai-chi-chuan, ali mesmo na avenida Rebouças. Ajuda a quem está caído, indo para o Hospital das Clínicas. Energiza a quem lhe pede.
                     Como toda alma boa, cuida dos bichos pequenos, com eles convive e conversa. Fala com capas de revistas e com as moças que elas estampam. Mentaliza o bem àquelas todas, belas e famosas.
                     Jessé usa óculos sem lentes e regula o tempo, com um controle remoto sem pilhas, que também lhe serve  pra retroceder e avançar os dias, como em um filme. Pode assim deletar e ou mudar, enfim, editar a história e os fatos cotidianos.
                     Diz que seu poder transcende ao tempo, que pode reverter fatos políticos ocorridos. E até essa conversa pode fazê-la não ter existido. É. Faz sentido!

............

Texto sobre reportagem, vide Jornal da Tarde, 16/06/2005, de Gilberto Amendola. Tentativa de poetizar um pouco o que já é poesia em si. Uma sobrevida à notícia é o que tento nestas linhas.
Célio Pires de Araujo
Enviado por Célio Pires de Araujo em 14/06/2006
Reeditado em 14/06/2006
Código do texto: T175418

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Célio Pires de Araujo). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Célio Pires de Araujo
São Paulo - São Paulo - Brasil
1075 textos (32931 leituras)
2 e-livros (236 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 07/12/16 09:05)