Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Brasil 500 anos. Uma crise de cinco séculos

Terra à vista! Um brado que mudou o destino deste chão, uma cultura que foi massacrada sem poder de decisão. Ilacrimáveis corações, com frivolidade e ambições roubaram toda a ibirapitanga, a dignidade e muito ouro; mataram  acanjaranas e a liberdade de um povo.
Fruto da negra pele da escravidão e dos olhos claros da imigração, nascia um país novo, um país de miscigenação.
Tivemos reis, rainhas e imperadores, por causa da Inglaterra viramos república, nos transformamos em um país de devedores, cuja dívida externa ainda perdura.
Iletrados doutores em sofrimento, iludidos pela promessa de uma vida digna, e que só se animam no futebol e no carnaval; sua função é dar voto para quem exerce a política  e ibope para a TV, rádio e jornal.
Óh Pátria amada e idolatrada salve salve, salve-nos desta situação, onde é tão simples e distante a solução. Será que falta terra para plantar? Consumidores para comer? Gente para semear? Gente para colher? Será que falta água no São Franscisco para acabar com a seca no Nordeste?
O que falta é vergonha na cara, honestidade, compaixão, hombridade, de norte à sul, leste à oeste.
Brasil  o país do futuro, da violência, da roubalheira e promiscuidade; das belas praias, da bela fauna, da bela flora e da descomunal desigualdade. Mas este problema não é peculiar a este país, pois abrange toda a humanidade, e os homens ainda juram que têm liberdade!

* A realidade despoetiza as minhas rimas!
Hermison Frazzon da Cunha
Enviado por Hermison Frazzon da Cunha em 30/06/2005
Reeditado em 12/08/2005
Código do texto: T29534
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Hermison Frazzon da Cunha www.recantodasletras.com.br/autores/mano). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Hermison Frazzon da Cunha
São Leopoldo - Rio Grande do Sul - Brasil, 37 anos
103 textos (26996 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 04/12/16 20:32)
Hermison Frazzon da Cunha