NÃO HÁ QUE TEMER A PALAVRA


Não há que temer o escritor a palavra. Ela que do ofício dele é instrumento, arma de combate ou defesa, pá e semente, foice e martelo como do operário em construção, também é grão no árido solo arenoso, na terra movediça ou no fecundo chão da mente que dá à semente o florescer das ideias.

Guardião do pensamento que da mente é vão, que o escritor não deixe a palavra escapar-lhe da mão. A palavra escolhida, como catado o feijão no alguidar do João, nasceu da “última flor do Lácio” e veio do além-mar com outro Cabral para a brasileira Nação.

Não há que fugir o escritor a palavra lâmina, faca amolada, facão, mas também diamante, azimute, buril, ponte, pássaro canoro, azulão, gritos, gemidos e onomatopeias das grutas, fontes e cascatas, farfalhar de folhas verdes sobre os montes, vento agitando palmeiras n’alvas areias à beira das praias solitárias. O ar, a soprar um som nos lábios do mar, assobia arrepiando as ondas a lamberem a pele da raça brasileira.

As palavras, tal como estrelas no céu, perpassam nuvens e vêm as ondas do mar iluminar, caem sobre o papel com leveza e clareza de pluma ou boiam como espuma numa frase bruma.

O escritor tem a palavra na língua. Antes escrevê-la do que mordê-la. Cada palavra, com sua lima ou seu ímã, dá ao escritor a forma corrosiva ou construtora, repulsiva ou atraente ao rabiscar ou poetizar o pensamento.

(Hermílio).
Brasília-DF, 24/8/2013
__________
Entre alguns poemas de Cecília Meireles que foram musicados, este (CANÇÃO) é para mim o mais belo, interpretado pela eterna "Voz de Portugal", com o título de NAUFRÁGIO. 
Ouçam-na clicando no link abixo>

http://www.youtube.com/watch?v=7s66FLIgRTY
 
LordHermilioWerther
Enviado por LordHermilioWerther em 24/08/2013
Reeditado em 15/09/2013
Código do texto: T4449759
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.