5631-CAPPAZ-INTRODUÇÃO-69ª CIRANDA-TEMA: LETRA É VIDA - Prosa Poética nº 5631 Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG- Confreira entre Onze Ourives Sonetistas do Brasil

5631-CAPPAZ-INTRODUÇÃO-69ª CIRANDA-TEMA: LETRA É VIDA

-

Prosa Poética nº 5631

Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG-

Confreira Ourives Sonetista do Brasil

Membro da CAPPAZ:

Confraria ARTISTAS E POETAS PELA PAZ

-

Escrever é instigante, ler é gratificante quando a experiência passa ao leitor e ao ledor as entrelinhas da discrição para escrutinização do conteúdo do texto.

O veredicto categórico segue seu caminho na VIDA, mas a flexibilidade inteligível só é permitida quando o anonimato do autor dá-lhe a oportunidade do discernimento para imortalizar a obra registrada nos anais da vida terrena: a leitura cognitiva que encaminha à crítica-textual da alfabetização.

Leio tudo e me arrisco // sem risco de arrepender// no consciente, petisco// só o que o ego defender//.

Seja na leitura ou escrita a vida deve ter poesia que pode transformar vidas. Em torno de instituições literárias, através das letras, pode-se contribuir ao desenvolvimento de valores humanos, políticos e sociais, com atuação nos diversos segmentos organizacionais de uma nação com relações diplomáticas no exterior.

No analfabetismo vejo a morte que ronda a falta de liberdade, dos ignorantes que se anulam ou se deixam enganar pelo PODER DE QUEM OS DOMINA. No sentido da VIDA vejo a interligação com a morte, como irmãs independentes, mas que exigem referência da gestação da inteligência. Com toda certeza, um caráter fraco, não resiste ao poder que corrompe os espíritos menos dotados que não clamam por justiça nem da vida adquirida com o conhecimento que se difere do ostracismo do analfabeto político, que cruza os braços, estende a mão e se satisfaz com pequenas migalhas materiais.

VIDA deve irradiar PAZ, confiança, fé, esperança e caridade. Morte inspira a oração cristã: “PAI seja feita a Vossa Vontade, assim na terra como no céu”.

No dia do Analfabetismo façamos dos sonhos a realidade do povo brasileiro, ter o prazer de ver seus filhos em escolas onde sejam respeitados e seus professores, remunerados com bons salários, não sendo pagos com esmolas. Os analfabetos são Cidadãos, que possuem DIGNIDADE HUMANA, pois são iguais perante a Constituição Brasileira.

Na Educação, depositemos esperança às crianças, jovens e adultos para que, letrados e alfabetizados, possam politicamente vencer os obstáculos do mundo tomando atitudes pelas causas imortais.

Confrades e Confreiras da CAPPAZ, a LETRA é imperativa para a programação da VIDA que nos guia pela LUZ do conhecimento, entre tristezas, frustrações e desesperos que devem ser desfeitos. LUZ universal, luz do íntimo, do espírito, da alma, do coração, metafísica fora da qual habitam as trevas exteriores citadas nos Evangelhos.

LETRA é VIDA cantada em prosa e verso com reflexos do sol e da lua, LETRA é LUZ que salva o Homem das trevas. “LUZ DO CAMINHO, VERDADE E VIDA”.

SILVIA ARAÚJO MOTTA-Confreira da Regional de Minas Gerais

http://www.cappaz.com.br/silviaaraujo.htm

-//-

http://www.recantodasletras.com.br/prosapoetica/5028547

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 09/11/2014
Reeditado em 09/11/2014
Código do texto: T5028547
Classificação de conteúdo: seguro