NATAL É TER O SOL NO CORAÇÃO ("A verdade é como o Sol. Ela permite-nos ver tudo, mas não deixa que a olhemos." — Victor Hugo)

Todos os dias, o céu é um espetáculo para mim, não é difícil descobrir que eu sou um "lunar", ontem passei muito tempo contemplando A "superlua", gostei tanto que hoje voltei para contemplar a lua comum! Então, mudei-me MENTALMENTE para a lua e fiz DELA O ESCONDERIJO íntimo dos meus mistérios. E eu ainda estou perdido no seu mapa, CAÇANDO O MENINO JESUS. Eu queria encontrar as pessoas amigáveis que já se foram, AQUELAS que diziam gostar DE MIM, realmente querendo iluminar meu caminho para alcançar meus objetivos nobres, mas eu não AS vejo. Como posso continuar confiando e ME apoiando nessa esperança, se NEM mesmo no "mundo da lua", eu não AS encontro? Eu só quero um aviso, dê-me um sinal para manter meu desejo de que você foi para algum lugar aconchegante. Sempre busquei MOTIVAÇÕES VARIADAS PARA FAZER da terra minha lua! Talvez minha parte nesta realização seja mais determinação e luta para levar-lhe às estrelas. Caso contrário, vou me reduzir de "lunar" a "lunático"! E direi como Murillo Leal: "Sou um Lunático! Vivo em um mundo que não me pertence. Respiro um ar impuro."

Obrigado, Manoel Bandeira! Mas, EXPLIQUE-ME por que aquela estrela distante não baixava para minha companhia?! A lua já não me basta mais!

"A Estrela

Vi uma estrela tão alta,

Vi uma estrela tão fria!

Vi uma estrela luzindo

Na minha vida vazia.

Era uma estrela tão alta!

Era uma estrela tão fria!

Era uma estrela sozinha

Luzindo no fim do dia.

Por que da sua distância

Para a minha companhia

Não baixava aquela estrela?

Por que tão alto luzia?

E ouvi-a na sombra funda

Responder que assim fazia

Para dar uma esperança

Mais triste ao fim do meu dia."

Então, continuei olhando a Lua, eu também ouvi da "sombra funda" a voz da estrela da vez, tomada pelo ciúme: O sol. Então, compreendi que só fala com a lua quem tem sol no coração! Quando for rei, quero uma estrela em minha coroa, linda como o sol!

_____________________

*Por Claudeci Ferreira de Andrade, pós-graduado em Língua Portuguesa, Licenciado em Letras, Bacharel em Teologia, professor em Senador Canedo.