PROVIDÊNCIA OU COINCIDÊNCIA, MINHA PATERNIDADE! ("Súplica... Papai do céu, Ama meus amores, Protege o que é "meu"... Francismar Prestes Leal)

Pela internet, fui descoberto por minha filha, uma jovem incrível e bonita, que chegou à minha vida trazendo outras vidas. A revelação da paternidade tardia trouxe à tona um turbilhão de emoções e, de certa forma, redefiniu meu sentido de moralidade. Saber que agora tenho alguém que me considera como pai, enchi-me de uma sensação de plenitude, como se novas perspectivas se abrissem à minha frente. E quando eu morrer, ela usufruirá dos retraços de minha existência material.

Mas, há os hipócritas que observam! Com suas máscaras de simpatia e sorrisos fáceis, logo começaram a lançar dúvidas sobre a providência divina por trás dessa bênção. Ridicularizavam a ideia de que Deus poderia estar envolvido em nossa história em particular, considerando-a um mero acidente da vida, ainda condenável por ter sido fruto da fornicação. No entanto, não podia deixar que tais comentários me abatessem, pois ainda acredito firmemente que tudo acontece por um propósito, controlado pelo Criador.

Lembrei-me das palavras de Provérbios: "As leis do Senhor dão força e segurança para quem obedece, mas são a desgraça de quem se revolta contra Deus" (Pv 10:29 BV). A fé na providência divina foi e será o que me mantém firme diante dos conflitos e das adversidades que enfrentei e enfrento.

Naquele dia fatídico, da descoberta, uma onda de reflexão tomou conta de mim. Compreendi que, embora acreditar em Deus e em Sua ação no mundo fosse importante, não poderia ignorar a complexidade da vida. O acaso, as coincidências e os eventos aleatórios também fazem parte desse tecido intricado que chamamos de existência.

No entanto, a crença na providência divina não me tornava um fatalista, e sim alguém que buscava encontrar significado mesmo na imprevisibilidade da vida. Com as três netinhas, já crescidas, novos elementos a mais em meu mundo desconhecido, sentia que as relações eram fortalecidas e que a compreensão entre nós crescia a cada dia.

Conforme o tempo passava, compreendi que Deus direciona a vida. A prevenção, buscando evitar erros e doenças, é importante, mas não podemos controlar tudo. A vida é cheia de surpresas, e nossa jornada está repleta de altos e baixos, como uma montanha-russa de emoções.

Os eventos que nos moldam e nos transformam muitas vezes escapam de nossa compreensão racional. Olhando para trás, percebo que meu destino de ser pai se cumpriu de maneira única, com encontros e acontecimentos que eu jamais poderia ter previsto.

Essa jornada de descobertas, de fé na providência divina, e de aceitação do imprevisível, trouxe-me lições valiosas sobre a vida e sobre mim mesmo. Concluo que, ao invés de tentar controlar cada aspecto de minha existência, devo abraçar a incerteza e encontrar força na fé.

Assim, sigo adiante, agradecendo pelas bênçãos que recebo, aprendendo com os desafios que enfrento, e confiando que o Criador guiará meus passos, e os de minha família, mesmo que nós nem sempre compreendemos os caminhos pelos quais Ele nos conduz. A vida é uma viagem de surpresas, e é nesse imprevisível cenário que encontramos nosso verdadeiro propósito e significado.