O Resgate

Dando uma faxina no meu baú de relíquias e preciosidades, encontrei uns recortes de jornais que me arremessaram, feito uma catapulta, no tempo. São diversos textos do Affonso Romano de Santana, publicados em sua coluna, no Jornal do Brasil, na década de 80, quando eu, ainda adolescente, era sua leitora voraz, e tinha por hábito recortar suas publicações e arquivá-las em uma pastinha.

Me lembro que, em uma das vezes que fui ao aviário para minha mãe, quase tive um ataque de nervos quando o balconista embalou a minha galinha em cima da crônica do meu escritor. Eu era ainda uma menina e me faltou coragem para pedir aquela folha de jornal de valor inestimável pra mim, preferindo optar pelo sofrimento atroz a cada movimento do empacotador. Primeiro, ele rasgou um pedaço da folha, mas deixou o texto, graças a Deus, intacto! E, depois de alguns movimentos ameaçadores, que me remoeram as entranhas, concluiu finalmente a sua tarefa, deitando a galinha em berço esplêndido, forrado de belas palavras articuladas e confortáveis que minimizavam a morte daquele ser alado, causando a impressão de que apenas sonhava com altos voos nunca em vida alcançados.

Felizmente, a vítima estava devidamente ensacada e eu pude sair do aviário vitoriosa, com a sensação de atravessar portais mágicos, carregando o maior paradoxo da história da cultura universal: uma galinha mortíssima e um texto transbordando imortalidade, cuja mínima possibilidade de leitura trouxe novas cores e fulgores ao percurso que me levou de volta pra casa, depois daquele resgate.

Cristina Ribeiro rj
Enviado por Cristina Ribeiro rj em 24/06/2017
Reeditado em 24/06/2017
Código do texto: T6035822
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.