APRENDENDO COM OS ERROS ("Manipulação Não Existe, O Que Realmente Existe É A Incapacidade Do Outro De Não Visualizar O Outro Lado" (Welton Barbosa)

"Esteja alerta a cada segundo. Não permita que nada nem ninguém decida por você." (mestre Juan Matus). Na educação, os melhores pedagogos nos recomendam a trabalhar os "descritores" e os "distratores" com os alunos, louvados sejam! Todavia, por que é tão difícil aprender com minhas crônicas, se ali estão os erros da escola? E eu, cheio de boas intensões! Ou melhor, contemplo nelas os "distratores" do trabalho escolar. E se aprendemos com os nossos erros, por que temos tanto medo de errar? Ou ainda seja só vergonha dos erros, pois muitos estão de plantão para nos condenar. Mesmo que sejam promissoras tentativas de acertar!

Os técnicos se ocupam muito em ensinar, mas se esquecem que o ensinar pode ser inconsciente, todavia no aprender devia estar todo foco, pois nunca se aprende inconscientemente. Se o aprender fosse inconsciente ninguém tinha culpa de ser mau, apenas seria vítima. Agora eu não tenho culpa se você compreende mal o que escrevi. por que sou responsável pelo que digo, porém não o sou pelo que você quer entender. "A origem da mentira está na imagem idealizada que temos de nós próprios e que desejamos impor aos outros." (Anaïs Nin)

Se o aprender não fosse totalmente consciente não se tinha a capacidade de selecionar o que se deve aprender ou não. Talvez José saramago esteja certo: "Aprendi a não tentar convencer ninguém. O trabalho de convencer é uma falta de respeito, é uma tentativa de colonização do outro."

A secretaria de Educação está equivocada, desatinada com os índices que se arrastam, promovem cursos de capacitação para professores como se a culpa fosse dos professores pela incompetência dos alunos. O conhecimento deve se estabelecer por si só, a ponto de motivar no alunado de dentro para fora, a sede do saber. Quando se criar estratégias e mecanismos sociais para valorizar a formação acadêmica, nem se pensa, sobretudo nos muitos e muitos exemplos sociais, ensinando que para ter sucesso nem sempre se precisa de escolaridade alguma: Os milionários do esporte, da música e da política partidária. O professor pós-doutor, doutor, mestre, e graduados ganham menos dinheiro e automaticamente, menos prestigio do que um artista desses.

A Educação deve sim repensar sua prática em relação ao cliente, não culpando uns aos outros, estamos todos a deriva, ensinando inconscientemente a eles que aprendem sorridentemente como se justificar dos maus tratos recebidos por nós: Não fazemos jus para merecer a gratidão, por que para eles somos inúteis. E não adianta fingirmos laboriosidade! Nós não podemos julgá-los se não o vemos aprender, pois o ensinar é inconsciente, sobretudo eles têm de nos julgar, visto que devem selecionar o que querem aprender.

A maior ilusão da escola é achar que todo mundo quer os seus diplomas, até porque o mercado de trabalho quase sempre não usa contratar pelos os diplomas: Um doutor custa mais caro. A Escravidão ainda não acabou! Quando o ensinar é consciente isso se chama manipulação. "Três pilares dominam o caráter dos homens cruéis, a saber: O sarcasmo, a manipulação e a soberba." (Pablo de Paula Bravin).