Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto
"Tempo ido"

Nesta sucessão infindável, que se chama tempo, passam-se os anos, dias, horas e momentos. Esmiúça-se sem deixar ao homem sobras do que já passou. Saboreados ao tempo certo, os frutos degeneram-se e levam a terra fertilidade e reprodução. É o tempo o sêmen da eternidade, esteio fecundo da natureza e restaurador d´alma humana.

Se destes ao tempo contagens ríspidas, receberas dele urgência e imperfeição. Já se o contrário for supremo, receberás serenidade e perfeição.

Quão pesarosa estou diante do tempo que passou, sem ao menos chegar até mim. É o seu tempo que me faltou, àquele que foi e que nunca às vistas se revelou. Foi um tempo por mim desconhecido. Nascido em algum lugar, crescido também noutro e dissolvido neste meu tempo presente, mas já hoje é tarde.

É um tempo passado que ainda se faz presente, é momentâneo – transitório – quando em mim firma sua constância. Até o seu cheiro - do passado - se faz presente: cheiro de orvalho embriagado de suores e amores. É tempo passado, vivido!

Cego pela paixão, este já envelhecido tempo trafega por estradas inexatas. Tudo a ela pertence. O todo se esvai entre ela. É a estrada incógnita onde reina a incerteza, o breve e o atemporal.

O tempo, ora cantado, foi meu algoz. Carrasco do futuro – hoje já feito em presente – e demolidor de probabilidades. Sim, é devasso, mas essencial. Híbrido do destino, que por ventura foi compartilhado. É senhor e súdito, é rei e escravo, foi anjo e demônio. Hoje é apenas: o tempo passado.




Anita Fogacci
Enviado por Anita Fogacci em 29/09/2007
Reeditado em 10/01/2008
Código do texto: T673562

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Anita). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Anita Fogacci
Cabreúva - São Paulo - Brasil, 44 anos
532 textos (38713 leituras)
1 e-livros (263 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 18/08/17 08:24)
Anita Fogacci