Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto
"Feijãozinho"

Era um feijão diferente: tinha olhos arregalados, como que em espantos ficados. A boca era pequenina, de um vermelho claro com sabor de baunilha. Vestia um macacãozinho marrom, parecia uma “jardineira”, por baixo apenas uma camisa branca de botões. Era um boneco gracioso e cheiroso, tinha em volta do pescoço uma linda correntinha: uma estrela.

Dia e noite me acompanhava, quando ainda era uma menina. Dormia ao meu lado, sem fechar seus arregalados olhinhos, não tinha outra roupa senão aquela, pobrezinho!

Assistíamos à tevê juntos, almoçávamos e jantávamos no mesmo prato, era somente para não deixa-lo sozinho.

Um dia, ao ouvir uma fábula (João e o pé de feijão) tive a assombrosa idéia de enterrar o meu “Feijãozinho”. Eu queria ter outros “Feijõezinhos”, mas para isso seria preciso plantá-lo em local próprio, e cuidar para que crescesse forte e .... quanta inocência a minha.

Enterrei “Feijãozinho” num ritual estranho: eu cantava e sorria, parecia que realmente eu colheria outros “Feijõezinhos”. Dias se passaram até que finalmente esqueci do boneco que ficara enterrado no quintal da minha casa.

Hoje, passados os vinte e sete anos, “Feijãozinho” retorna em minha lembrança, como se ainda fosse crescer e me proporcionar outros “Feijõezinhos”.

No quintal, entre concretos e espantosas escadas e pisos, jaz inerte e já deteriorado o meu primeiro e único boneco – inesquecível por alimentar um sonho – “Feijãozinho”, a quem presto esta singela homenagem.


Anita Fogacci
Enviado por Anita Fogacci em 10/10/2007
Reeditado em 10/01/2008
Código do texto: T689242

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Anita). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Anita Fogacci
Cabreúva - São Paulo - Brasil, 44 anos
532 textos (38712 leituras)
1 e-livros (263 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 17/08/17 07:35)
Anita Fogacci