Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A liberação da maconha

A liberação da maconha


Seja no aperfeiçoamento das leis; seja no modo de viver; ao longo de sua sua trajetória a sociedade sempre esteve em continua evolução. E não seria diferente com o uso da maconha. Contudo, alguns princípios como à liberdade de escolha individual e o uso de substâncias químicas que causam hábitos devem ser especialmente regulamentadas, ou do contrário, teríamos problemas onde haveria solução.

Muitas autoridades rejeitam a descriminação da maconha por pensarem que poderiam contribuir com a violência, mas esquecem que a bebida e o cigarro são drogas liberadas e nem por causares maiores danos que a maconha, como apontam pesquisas cientificas, são proibidas e deixam de estar ao alcance de todos. O que configura essa possível legalização está ligado às normas que as regulam, sendo um delas, para o álcool, a famosa “lei seca” que entrou em vigor a poucos meses mas que já surte um ótimo efeito com a redução de acidentes de trânsito.

Manter um controle sobre os locais de consumo, venda, faixa etária para compradores etc, seria alguns dos caminhos para a discriminação da maconha. Assim acontece com as bebida alcoólicas vendidas em qualquer mercadinho enquanto para quem for dirigir é expressamente limitada. Do mesmo jeito também é com o cigarro o qual era totalmente liberado, mas hoje já sofre algumas restrições em hospitais, restaurantes, ônibus.

Deixar de garantir à escolha individual é ferir uma das maiores conquistas de qualquer sociedade que se diz democrática: a liberdade. É evidente que os vários usuários da droga têm seus direitos e assim como quem está sujeito às legislação poderiam usufruir de suas vontades dentro das regras acordadas.

É bem visto que na pior das hipóteses, o que poderia acontecer com a liberação da maconha seria um prejuízo aos traficantes. Esses perderiam seus clientes e conseqüentemente o poder através da droga. Logo se encontrariam enfraquecidos e o Estado já teria mais facilidades para controlá-los.  Cabe agora a sociedade debater o assunto e dentro de um consenso estabelecer quais os melhores meios para a liberação da “erva”, tão solicitada por muitos, e não somente agir com prepotência ou ignorância.
Jarbas Reis
Enviado por Jarbas Reis em 11/08/2008
Reeditado em 11/08/2008
Código do texto: T1123135

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, criar obras derivadas, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original (Jarbas Reis).
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Jarbas Reis
Irecê - Bahia - Brasil, 31 anos
1 textos (4976 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 26/11/14 11:49)
Jarbas Reis



Rádio Poética