COLONIZAÇÃO E DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE NO BRASIL

TEMA TRANSVERSAL: A Educação na Formação dos Valores Morais.

Grandes transformações há numa terra quando explorada intensamente por homens que só pensam nos lucros gerados pelos produtos. No Brasil ainda colônia, estas mudanças foram perceptíveis em pouco tempo, isto porque os portugueses só povoaram a costa brasileira visando às diversas riquezas do nosso país.

Sem nenhum interesse de sustentabilidade, foram tirando árvores, principalmente o Pau-Brasil, a qual muito contribuiu para a economia portuguesa. Não respeitando os valores humanos explorou o trabalho dos índios e logo depois o negro escravo nas plantações de cana-de-açúcar. Estes índios foram catequizados pelos jesuítas num trabalho religioso, interessados na fixação da religião Católica nas novas terras.

A destruição do meio ambiente foi devastadora em pouco tempo. Sugaram toda nossa riqueza, exploraram alem limites e hoje a degradação do meio ambiente continua desenfreada e alarmante. Com a derrubada das florestas a filtração da água da chuva na terra é menor, e isso gera uma série de problemas a comunidade. As secas, as inundações são exemplos desta degradação rápida que revela a falta de valores morais do homem que nunca se preocupou com as mudanças climáticas e consequentemente com futuras gerações que ao de viver (sobreviver) com um mal onde o próprio homem é protagonista de sua história de destruição.

Com todas estas formas de devastação ambiental, fenômenos atmosféricos mudam, exemplo do efeito estufa e a camada de ozônio. Cada vez mais vêm sendo destruídos por causa dos gases tóxicos, queimadas e desmatamentos provocados pela ação do homem. Inúmeras doenças são causadas à população devido estas formas de lidar com a natureza.

Educar nossas crianças, adolescentes e adultos, conscientizando-os que fazemos e somos parte do meio ambiente, também dos grandes erros cometidos pelos colonizadores desta terra é fundamental para a construção de uma nova mentalidade, pautadas em valores e atitudes que permitam a exploração das riquezas da natureza de maneira sustentável, sem prejudicá-la. A reciclagem e a certificação dos produtos (procedência) são maneiras de preservação para que o ser humano não destrua a si mesmo, pois destruir o meio ambiente é mais do que matar, é mais do que ferir, é deixar o mundo em cinzas.

Fabio Nascimento

fabiorusso7@hotmail.com

Texto publicado num Livro Didático - 7° serie de HISTÓRIA pela PAX Editora de Belo Horizonte-MG.