CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

Redação nota máxima (100) - ENEM 2008

Proposta Final: Extração madeireira na Amazônia (OPÇÃO ESCOLHIDA: 1-suspender completa e imediatamente o desmatamento na Amazônia (...)
_______________________________________________


Capistrano já dizia: “As leis brasileiras são perfeitas. Basta que se faça mais uma que mande cumprir as demais”. Existem leis que proíbem terminantemente a extração madeireira da Amazônia (especialmente no âmbito de que “sustentabilidade não existe” [Greenpeace]); porém, até mesmo nosso ministro do meio ambiente, Minc, parece não dar muita importância. O que pensar da usina nuclear Angra, sancionada pelo IBAMA?
O método definitivo é que, se nossas autoridades não dão exemplos para a preservação natural da Amazônia, muito pouco se verá nos que dependem dela para a sobrevivência. A sustentabilidade sempre será plausível, mas nem todos entendem o que essa palavra signifique, e isso é um problema. A sociedade brasileira se dá sim nos exemplos concretos e, considerando a escassez dos mesmos, o melhor é que se proíba a extração. É claro que tal proibição causaria falta de empregos no geral. Daí, mais uma possibilidade de crescimento em cadeia: a geração de meios de trabalho, favorecendo mais uma vez o país.
Por tantas vezes mencionamos o descaso com o aquecimento global e apontamos nossos olhos ao suposto “pulmão do mundo” com esperanças; por tantos momentos vemos os comentários jornalísticos indignados como nós em tais acontecimentos; mas não apreciamos a solução embaixo dos nossos olhos: “Lei Seca” na Amazônia. Zero% de madeira extraída, 100% de garantia de vida saudável.
Thiara Tezza
Enviado por Thiara Tezza em 22/07/2009
Código do texto: T1712881
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre a autora
Thiara Tezza
Argentina, 23 anos
50 textos (6599 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 30/07/14 08:07)