Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A Revolução e o poder

A Revolução e o poder


A eterna luta pelo “poder” isto é, pela capacidade de controlar espaços e homens, o que nos remete a política.





Faço aqui um paralelo com a Revolução Francesa. Segundo Karl Max, a Revolução Francesa foi uma luta de dominados e dominadores. De um lado Aristocracia mergulhada na maré de privilégios que era possível através dos pesados impostos extraídos grande parte dos Burgueses que insatisfeitos manipularam a plebe á atacar a então forma de governo.





A burguesia conseguindo chegar ao poder Mudou as condições de vida da Plebe?




  Estes cidadãos são extremamente úteis. É importante apóia-los e dar-lhes trabalho. Mas, ao mesmo tempo, é necessário submetê-los a padrões de probidade e legalidade. Porque a plebe é, por natureza, ruim, licenciosa e inclinada para motins e a pilhagem. Só mantendo-os submetidos, através (...) de bons regulamentos, é possível conseguir que cumpram seus deveres. Nem mesmo devem mandar seus filhos á escolas, pois é “ repugnante” que os filhos da plebe, que não têm educação nem sentimentos, misturem-se com os filhos de boas famílias, dando maus exemplos e constituindo uma fonte contagiosa de mau comportamento.

( Burguês anônimo. Robert Danton, op.cit.,p.185)

Fragmento extraído do livro, Ás Armas Cidadãos! A França revolucionária (1789-1799)

De Nilse Wink Ostermann e Iole Carretta Kunze.











Logo se entende por que para Marx a causa principal da Revolução Francesa  não foi o Iluminismo, antes a mudanças ocorridas na economia social, o desenvolvimento do comercio, logo o fortalecimento e expansão da Burguesia.


Como afirmou Marx a sociedade surgida da Revolução Francesa não era livre, nem igualitária nem fraterna como pensavam os liberais. Mas fincou-se a divisão de duas classes inimigas e diretamente opostas: a burguesia (proprietária das empresas capitalistas) e o proletariado (trabalhadores assalariados). Estabelecendo assim o poder sem freios aos burgueses e a escravidão dos proletariados.





Nos dias atuais é fácil ver que a estrutura do sistema não mudou.
Como disse Machado de Assis; a política é como um animal que troca de pele, mas a estrutura permanece.









Através do pensamento estratégico fica bem evidente ao longo dos anos e ao passar de cada dia, um enorme desenvolvimento em um grupo atacar o outro, com sofismas, armas e organizações cada vez mais poderosas. Das lanças ás bombas nucleares.




Jane Krist
Jane Krist Coffee
Enviado por Jane Krist Coffee em 13/07/2006
Reeditado em 14/07/2006
Código do texto: T193057

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Jane Krist Coffee). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Jane Krist Coffee
São Paulo - São Paulo - Brasil
503 textos (67756 leituras)
1 e-livros (1205 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 21:44)
Jane Krist Coffee