Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Trabalho infantil

Redação
Vestibular FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciências.
Dia 29 de novembro de 2009. Itarantim-Bahia
Fabio Ferreira - 1° Lugar no Curso de História.

Tema: Trabalho infantil

Texto base: Trabalho infantil gera lucro para quem explora, pobreza para quem é explorado, faz parte da cultura econômica brasileira e está diretamente ligado ao trabalho escravo.
A quem incomoda a luta contra o trabalho infantil?

A exploração da mão-de-obra infantil sempre esteve muito presente na realidade brasileira e ligada a pobreza. Crianças que eram pra estar estudando ou num momento de lazer, trocam de instrumentos e são tratadas como adultos e forçadas a exercer algum tipo de trabalho.

Toda esta situação é contraria aos direitos humanos que presa pela integridade da criança. O ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, é bem claro quando diz que toda criança é sujeito de direitos e que fica proibido qualquer tipo de exploração. Em um dos artigos relata que só é permitido trabalho para adolescentes acima dos quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz. Infelizmente o que está previsto em Lei não tem sua efetividade por causa de um sistema capitalista que só visa o lucro e também pela falta de uma fiscalização eficaz.

O trabalho infantil influência diretamente na formação educacional da criança, acarretando em sua vida uma série de problemas. Muitas destas crianças não têm certidão de nascimento e a pobreza é tamanha, que o pouco dinheiro que ganha é para sustentar ou ajudar no orçamento familiar. A infância destas crianças é totalmente destruída pelos exploradores, pois as impedem de sonhar, de brincar e de serem cidadãos em desenvolvimento.

No Brasil, os principais locais de trabalho infantil são as carvoarias, canaviais e olarias. É um crime e desumano tal situação. Alem da idade não ser permitida, estes locais são insalubres e não oferecem segurança alguma. Para quem explora a economia vale mais que a liberdade de uma criança.

É um dever de todos zelarem pelos direitos das crianças. Hoje no Brasil existe o PETI – Programa de Erradicamento do Trabalho Infantil do governo federal que visa combater tal exploração. Os trabalhos junto as ONGs, Conselho Tutelar, movimentos sociais afins e principalmente a ação do Ministério Publico é fundamental na luta contra o trabalho infantil, em defesa da vida das crianças.

Poeta Fabio
Enviado por Poeta Fabio em 11/12/2009
Código do texto: T1972756

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Poeta Fabio
Itarantim - Bahia - Brasil, 28 anos
161 textos (31103 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 01/11/14 09:12)
Poeta Fabio



Rádio Poética