Trabalho infantil

Redação

Vestibular FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciências.

Dia 29 de novembro de 2009. Itarantim-Bahia

Fabio Ferreira - 1° Lugar no Curso de História.

Tema: Trabalho infantil

Texto base: Trabalho infantil gera lucro para quem explora, pobreza para quem é explorado, faz parte da cultura econômica brasileira e está diretamente ligado ao trabalho escravo.

A quem incomoda a luta contra o trabalho infantil?

A exploração da mão-de-obra infantil sempre esteve muito presente na realidade brasileira e ligada a pobreza. Crianças que eram pra estar estudando ou num momento de lazer, trocam de instrumentos e são tratadas como adultos e forçadas a exercer algum tipo de trabalho.

Toda esta situação é contraria aos direitos humanos que presa pela integridade da criança. O ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, é bem claro quando diz que toda criança é sujeito de direitos e que fica proibido qualquer tipo de exploração. Em um dos artigos relata que só é permitido trabalho para adolescentes acima dos quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz. Infelizmente o que está previsto em Lei não tem sua efetividade por causa de um sistema capitalista que só visa o lucro e também pela falta de uma fiscalização eficaz.

O trabalho infantil influência diretamente na formação educacional da criança, acarretando em sua vida uma série de problemas. Muitas destas crianças não têm certidão de nascimento e a pobreza é tamanha, que o pouco dinheiro que ganha é para sustentar ou ajudar no orçamento familiar. A infância destas crianças é totalmente destruída pelos exploradores, pois as impedem de sonhar, de brincar e de serem cidadãos em desenvolvimento.

No Brasil, os principais locais de trabalho infantil são as carvoarias, canaviais e olarias. É um crime e desumano tal situação. Alem da idade não ser permitida, estes locais são insalubres e não oferecem segurança alguma. Para quem explora a economia vale mais que a liberdade de uma criança.

É um dever de todos zelarem pelos direitos das crianças. Hoje no Brasil existe o PETI – Programa de Erradicamento do Trabalho Infantil do governo federal que visa combater tal exploração. Os trabalhos junto as ONGs, Conselho Tutelar, movimentos sociais afins e principalmente a ação do Ministério Publico é fundamental na luta contra o trabalho infantil, em defesa da vida das crianças.