Começando...

... outra vez a escrever uma história que eu não sei ainda nem como vou começar. Tenho um título. Vai ser o ponto de partida.

As mulheres da Rua do Fogo

- Tina
-Edite
-Cyla
-Diana
-Maria
-Júnia.

    Essa são as protagonistas, ou personagens principais, seja lá o nome que se queira dar.

    O cenário é a Rua do Fogo, uma rua sem saida em Santa Clara, pequena cidade de mais ou menos trinta mil habitantes, no interior de Minas. A rua é um quarteirão que termina em uma pequena Praça. Do outro lado da Praça, um desbarrancado coberto por extensa e intensa vegetação separa a rua de um morro alto, árido e desabitado, onde só moram marginais e fantasmas.  As duas primeiras construções da rua não pertencem exatamente a rua. São casas com a fachada na rua diagonal, a Rua das Laranjeiras, uma rua mais esnobe, na qual não se vê uma só laranjeira. Provavelmente se escondem nos quintais que ainda são pródigos. Do lado esquerdo de quem desce, além de uma única casa há um pequeno prédio de três andares. Depois, a última construção é uma chácara. Do lado direito, só casas. Nemhuma importante. São casas banais, sem personalidade. comuns. Pequenos jardins e varandas. Sem garagem. Os carros dormem na rua e os cachorros nas varandas.

     As mulheres da Rua do Fogo  convivem entre si mas não formam um grupo especial. Algumas nem gostam umas das outras. Convivem pela proximidade e conveniência e até laços de família.
Estão sempre conversando umas com as outras, principalmente na garagem do Predinho. Há mais espaço do que carros ali e a colocação de alguns bancos de madeira, pintados de branco favorece a formação de pequenos grupos de bate-papo. Embora todas se digam 'amigas" são mais ligadas entre si:

              Tina e Diana -( Ou Dina e Tiana, quando querem provocá-las)
              Júnia e Cyla - ( Juju e Cyla são tão diferentes entre si que é difícil compreender a amizade delas)
              Edite e Maria ( cujos nomes por inteiro são Edite Maria e Maria Edith , mas só os mais íntimos sabem disso. quando brigam entre si, chamam-se pelos seus nomes completos)

             Uma delas comentou com uma amiga que não mora na rua:

            ... ficamos acordadas, às vezes a noite toda. Às vezes em grupos de duas, às vezes de seis. Ou três, ou quatro ou cinco. E falamos com paixão sobre tudo. Maridos e amantes (??? - pergunta que a amiga que não mora na rua não teve a coragem de fazer. Arregalou os olhos, suspendeu as sobrancelhas e ficou pensando - Qual delas tem amante? Quantas delas? -Perdida na curiosidade não ouviu o resto da frase) sobre filhos, trabalho,novelas,revistas,livros, vida alheia, política municipal e principalmente sobre nada, pois é falando sobre nada que se começam os grandes assuntos ( Ah, O que? Que assunto?)

(continua...)