As mulheres da Rua do Fogo - Apresentação (5) - Júnia


Primeira foto do Álbum de Casamento de José Ulisses de Sousa e Júnia Junqueira ( agora também de Sousa)

Vê se a noiva não tão jovem do lado esquerdo do marido. O que mais chama atenção em seu rosto são os olhos muito grandes e a aparência chorosa. Como se não estivesse feliz. Está vestida de branco, uma roupa muito simples, nem parece de noiva. Na cabeça, um solidéu. Sandálias brancas de salto anabela. Na mão esquerda um buquê de flores artificiais. A mão direita se apóia no braço do marido, para o qual olha embevecida, como se dizendo: consegui. Ele, no meio, de terno escuro e gravata clara dá a mão para uma jovem bem mais jovem do que a noiva e que está do seu lado direito. Olha com ternura para a moça sorrindo-lhe com o canto dos olhos e dos lábios. Nota-se que a noiva estábem gordinha, apesar do vestido largo.

Conversa travada entre marido e mulher que de tão alta foi ouvida na rua.

Ela - Todas as vezes que precisamos conversar você se  enfia nesse banheiro. Saia dai! O que você pensa que é? Um rei no trono?

Ele - Não enche!  Será que nesta casa não se tem nem o direito de $@*@$ em paz?

Ela - Pensa que não vi você de papo com sua querida filha? É para ela que você conta tudo. Estou farta de ser deixada de lado, O que é que está acontecendo com você. Nunca me conta nada, fico sabendo de sua vida na rua!

Ele - Júnia, eu não tenho que falar tudo o que acontece comigo para você. Têm coisas que nãol he dizem respeito. O que pode lhe interessar os meus negócios? Ou os meus assuntos particulares com minha filha?
de
Ela - Eu não estaria nem aí para os seus negócios se eles não dissessem respeito também aos nossos filhos?  O que é? Pretende deixar tudo quando morrer para a princesinha?

Ele - Idiota. Se eu fizer isso estarei é ´protegendo os sem miolos que você pôs no mundo. Onde já se viu, ter ciúmes da minha filha! Se ainda fosse de outra mulher! Deixa de ser besta! Você devia beijar o chão por onde ela passa. Se não fosse pelos conselhos dela eu já teria ido embora há muito tempo.

A resposta da mulher não foi ouvida. O barulho da descarga, de uma porta batendo, de outra porta batendo, do carro saindo, engoliu as palavras de fogo de Júnia Junqueira de Sousa esposa dedicada e mãe de família cuidadosa.

Fotografia de Júnia e seus filhos

Júnia está assentada em uma poltrona. A filha Ema (nome que ela detesta porque foi a enteada que escolheu) está de pé, atrás.
Sua mão direita está no ombro da mãe e a esquerda se apóia no encosto da poltrona. Em cada um dos dois braços da poltrona estão assentados seus filhos gêmeos: João Evaristo e José Eimar. Todos estão rígidos como se fossem reproduções de cera em uma museu. A enteada não está na foto. Nem o marido. A foto foi colocada em uma moldura de madeira escura e está sobre a cômoda no quarto do casal.

(... continuação: perfil de Cyla)