PROCURANDO POR DEUS
Guida Linhares
 
Havia um homem cuja vida foi pautada por muito trabalho e estudo. Possuía uma família maravilhosa, mas sempre muito fechado, não era dado à expansão de gestos de carinho e nem palavras de estímulo, já que considerava que todos deviam cumprir suas obrigações, sem que para isso precisassem de elogios. Contudo na hora de apontar as falhas, era um mestre em argumentos, ao mesmo em que não admitia justificativas, nem contra-argumentos.
Certa vez indagado se era feliz, não soube responder, apesar de possuir tudo o que se imagina que pode fazer a felicidade de alguém. Não tinha problemas sérios, nem de saúde, nem de família, e tinha alcançado um certo "status" social em que era respeitado e admirado pelo seu talento profissional.
Todavia, este homem era incapaz de perdoar a quem quer que fosse, que viesse a interferir ou apresentar discordância, se tornando rancoroso e sequer admitindo as falhas próprias do ser humano.
Acabou ficando sozinho. Em certa madrugada fria, em que o sono tardava a chegar, ele sentiu o peso da solidão e perguntou a si mesmo porque depois de tanto que fizera na vida, se esforçando por ser um homem de bem, e já com idade avançada, estaria assim tão amargurado e triste.
Neste momento escutou uma vóz interior:
-Passei tanto tempo procurando por você, mas você nunca me ouviu. Tantas vezes te aconselhei, te mostrei caminhos, te livrei de atalhos, e mesmo te pedi perdão, mas nunca me ouviste.
- Porém ainda não é tarde!
- Procura por mim, naquelas pessoas que você deu "as costas" e nelas encontrará o calor e a alegria que te faltam agora, porque não soubeste semear no devido tempo, a compaixão, a bondade e a ternura de quem ama ao próximo como a si mesmo. Faz desabrochar o amor do teu coração, antes que seja tarde demais.
 
Santos/SP/Brasil
08/08/10

Participação na Ciranda "Procurando por Deus" do site A Era do Espírito, do amigo poeta Elio Mollo.
 
***