Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O Progresso Da Desordem

Ataques a bancos, postos policiais e ônibus, exigências, toques de recolher, vídeos ameaçadores. A cada dia, aumenta o número de episódios em que o crime organizado mostra seu poder e amedronta a sociedade, enquanto esta se pergunta, paralisada, o que causa tudo isso.
Tudo isso se deve à incompetência do Estado em garantir direitos básicos à população (com destaque ao ensino gratuito). Se o Estado não os garante, a população recorre aos chefes do tráfico, que se dizem defensores do povo. Um povo sem perspectivas e pouco instruído fatalmente cai no discurso dos traficantes, que prometem justiça (ainda que violenta), alimento e proteção.
Tudo isso se deve à falta de participação dos grupos mais instruídos da população na administração do país. De que vale a democracia, se o povo desperdiça o “poder em suas mãos” batendo no peito e dizendo odiar política? Um governo sem a pressão popular enfraquece, e um governo fraco torna-se suscetível à influência do poder paralelo das organizações criminosas.
Tudo isso se deve também à falta de vontade política do governo, quando este tem o poder de agir, mas mantém-se calado e não investe em educação e segurança (prevenção), nem em leis mais severas (cura). Salários baixos para professores e policiais, um Código Penal sessenta anos atrasado, leis desiguais para ricos e pobres são alguns exemplos da enorme lista de erros do governo no combate à força do crime.
Enquanto o Estado, impulsionado por uma população ciente de sua própria importância, não se reorganizar e agir de modo humano, porém severo, continuaremos a abrir os jornais e a nos deparar com histórias de ameaças e ataques.
Lucas Barros
Enviado por Lucas Barros em 13/10/2006
Código do texto: T263316
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Lucas Barros
Pirassununga - São Paulo - Brasil, 27 anos
11 textos (442 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 04/12/16 06:40)
Lucas Barros