Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Política


                                   

                Em nosso país o cenário político e social é desolador.
               
                Tanto na política quanto na sociedade o levar vantagem em tudo parece o objetivo prioritário. A impunidade prolifera-se e instiga novos desmandos. O famoso “jeitinho brasileiro” é uma bela de esperteza e falta de caráter. Assim vão caminhando anos e anos a política, a sociedade em geral.
               
                Falar de política é um campo muito abstrato e desafiador.
               
                Segundo o mini dicionário Aurélio nos diz que: “Política corresponde ao conjunto dos fenômenos e das políticas relativas ao Estado ou a uma sociedade”. Pode ser  também considerada a  “Arte e a ciência de bem governar, de cuidar dos negócios públicos”. Popularmente se diz  “política da boa vizinhança”. Tal expressão quer significar a habilidade que se deve ter no trato das relações humanas. Como também o modo acertado de conduzir uma negociação.  Uma estratégia. Atualmente, a maioria dos tratadistas e escritores se divide em duas correntes. Para uns, política é a ciência do Estado. Para outros, é a ciência do poder.
                 
                Analisando atentamente os conceitos acima e toda informação que a mídia noticia, vê-se que a ação destoa da realidade. Denúncias de corrupção e de venalidade ocupam as páginas dos noticiários. Suborno, devassidão, existe desde a antiguidade. A história nos fornece inúmeros exemplos de civilizações que se corromperam. Roma é um exemplo. No período do império, os costumes e os valores romanos se degeneraram. A sociedade brasileira e demais fazem na atualidade  o mesmo percurso. Haverá solução para tanta corrupção, desmando injustiça social?
               
                É necessário que haja uma grande mudança em todo sistema estrutural de nossa sociedade, com prioridade na política. A primeira mudança deverá ocorrer no cidadão. Cada um deve esforçar-se em se aprimorar. É imperativa a adoção de novos hábitos. Só assim a sociedade irá melhorar.
               
               O homem como um ser social e político deve ter sempre em mente a seguinte frase. “Como devo agir perante os outros”?

                                         
Pappe
Enviado por Pappe em 21/10/2006
Código do texto: T269560
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Pappe
Teresópolis - Rio de Janeiro - Brasil
26 textos (9238 leituras)
2 e-livros (149 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 04/12/16 06:14)
Pappe